Uma trajetória de vida dedicada ao serviço público e ao desenvolvimento da cidade

Publicidade

Em uma solenidade marcada por emoção, música, respeito e reconhecimento, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou o Decreto Legislativo nº 10/2025, que concede ao jurista José Caetano Ferreira Neto o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. A homenagem, proposta pelo vereador Adriano Rorato, celebra uma trajetória de mais de cinco décadas dedicadas ao serviço público, à justiça e ao desenvolvimento social e institucional do Paraná — especialmente de Foz do Iguaçu, cidade que o homenageado ajudou a transformar.

Sereno e sempre muito discreto, José Caetano recebeu com gratidão e humildade a notícia da honraria. Para amigos e familiares, o reconhecimento era apenas questão de tempo. Afinal, sua história se entrelaça com a da própria cidade.

A Cerimônia que ocorreu na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu em 14/11/2025 contou com a presença de amigos, familiares e profissionais de entidades representativas. O proponente do título, o vereador Adriano Rorato, menciona como surgiu a ideia e as razões pelas quais a honraria foi concedida. À redação do Grupo 100fronteiras, Adriano Rorato conta que tudo aconteceu numa conversa informal de tom saudoso onde ele e Caetano Filho relembraram pessoas que fizeram parte da vida da cidade e, de forma especial, lembraram de José Caetano, pai de Caetano Filho. Relembraram suas qualificações e sua atuação na vida pública da cidade. Imediatamente, ele refletiu e afirmou: “Uma pessoa que prestou relevantes serviços [à cidade], como o Dr. [José] Caetano, precisa ser lembrada, homenageada e registrada nos anais da Casa Legislativa”. Adriano Rorato acrescentou que, a partir dessa lembrança, surgiu a ideia de reconhecer aqueles que acreditaram em Foz na década de 1960 e foi esse o direcionamento seguido.

Publicidade

Uma vida a serviço da justiça e da comunidade

Formado em Direito, pela Faculdade Católica do Paraná (PUC), José Caetano iniciou sua carreira como Promotor de Justiça no Paraná em 1966, atuando em diversas comarcas do Estado. função que exerceu por 3 décadas com rigor, ética e dedicação.

Seu comprometimento com a cidade, porém, ultrapassou o campo jurídico. Ocupou posições estratégicas no Governo do Estado e na administração municipal, sempre contribuindo para o fortalecimento institucional e para projetos que impactaram gerações. Entre 1989 e 1992, foi Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, período em que se destacou por ações voltadas ao desenvolvimento econômico e turístico da cidade. Também presidiu o Conselho de Administração da CONFOZTUR, colaborando para consolidar o Centro de Convenções como referência regional.

Presença marcante na vida social iguaçuense

Além das contribuições públicas, José Caetano sempre esteve presente na vida social e associativa de Foz do Iguaçu. Foi presidente do Foz do Iguaçu Country Club, Venerável da Loja Maçônica Manoel Ribas e Presidente do Rotary Club Foz do Iguaçu, instituições que tradicionalmente reúnem lideranças e personalidades da cidade. Atuou, ainda, por quase uma década como curador da FUNEFI, participando ativamente de iniciativas voltadas à educação e ao bem-estar da comunidade.

Quem convive com ele destaca a elegância no trato, o olhar humano e o comprometimento com o bem comum — características que marcam sua presença onde quer que esteja.

Publicidade

Reconhecimento merecido

A concessão do Título de Cidadão Honorário, aprovada por unanimidade pelos vereadores, representa não apenas um gesto simbólico, mas o reconhecimento público a uma vida inteira dedicada a servir. Nas palavras da justificativa apresentada pelo autor da proposta, José Caetano é “um exemplo de ética, liderança e compromisso com o progresso de Foz do Iguaçu”.

Esposo de Regina, pai de Lara, Caetano Filho e Isabele, avô orgulhoso de seis netos, Dr. José Caetano construiu uma trajetória que transcende sua reconhecida carreira como Promotor de Justiça e sua atuação após a aposentadoria. Sua família o vê como alguém que sempre valorizou a educação e incentivou os projetos pessoais dos filhos. O maior legado que deixa é o exemplo de dedicação, a confiança de que, com estudo e perseverança, é possível realizar sonhos e a visão de que o patrimônio deve servir para multiplicar oportunidades e garantir continuidade às conquistas.

Em tempos em que valores como ética, responsabilidade e espírito público se tornam ainda mais essenciais, homenagens como essa reacendem o orgulho de uma cidade que reconhece seus construtores. E, entre eles, o nome de José Caetano Ferreira Neto agora ocupa um lugar de destaque merecido, honrado e celebradíssimo.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião