Em 1938, foi publicado um pequeno livro de memórias da fundação da Colônia Militar de Foz do Iguaçu. Nele, o autor escreveu:
“Atingimos a foz do Iguassú a 22 de novembro de 1889”.
A citação é do conhecido livro de José Maria de Brito, que fez parte da Comissão Estratégica que fundou o que viria a ser Foz do Iguaçu. Apesar da data e fundação ser 1889, oficialmente o aniversário de Foz do Iguaçu é comemorado lembrando sua data de emancipação.
“Ainda não está bem claro a partir de qual momento Foz do Iguaçu oficialmente conta 107 anos e não 132”, ressalta o Micael Alvino da Silva, historiador e professor da Unila.
Mas, ele afirma que o próprio José Maria de Brito fornece uma pista.

“Depois da emancipação da mesma Colônia, a política tomou conta… e que decepção!”. Nessa frase, percebe-se uma tensão entre o antes e o depois da emancipação. Por fim, prevaleceu a data de emancipação para o aniversário de Foz do Iguaçu, destaca o historiador.
De qualquer maneira, viva os 132 anos da Colônia Militar iguaçuense.
Puerto Iguazú e Hernandarias
A título de comparação, do lado argentino, os iguazuenses comemoraram 120 anos da fundação do primeiro povoado. Se fossem comemorar a emancipação, como os iguaçuenses do outro lado do rio, a cidade seria uma jovem próxima dos 50.
Nessa mesma lógica, se considerarmos a data de fundação, a cidade mais antiga da Tríplice Fronteira é Hernandarias, com 397 anos.



.gif)