Um filhote de onça parda foi filmado por agentes da Polícia Ambiental no Parque Nacional do Iguaçu, na manhã desta segunda-feira (08). O animal cruzou a pista dentro da unidade de conservação, onde estão as famosas Cataratas do Iguaçu, e chamou a atenção dos policiais militares, cabo Cézar e o soldado Marafon, que faziam um patrulhamento rotineiro.

Publicidade

O vídeo, divulgado pela 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Paraná, mostra o momento em que o felino atravessa a estrada e se esconde na vegetação. “Que registro lindo, hein?!! E que privilégio para nossos policiais!”, afirmou a nota da corporação.

O encontro inesperado, mas sempre aguardado por quem visita o parque, ocorreu às vésperas do aniversário de 85 anos de criação do Parque Nacional do Iguaçu, que será comemorado na próxima quarta-feira (10). A unidade de conservação, que abriga uma das sete maravilhas naturais do mundo, tem uma programação especial para celebrar a data, com atividades educativas, culturais e ambientais.

A onça-parda

Publicidade

A onça-parda (Puma concolor), também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro da família dos felídeos e gênero Puma, nativo da América. É o maior membro da subfamília dos felíneos, medindo até 155 centímetros de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 quilos. Possui coloração variando do cinzento ao marrom-avermelhado, com a ponta da cauda de cor preta, áreas laterais do focinho e ventre de cor brancas. Os filhotes nascem com manchas escuras na pelagem, que geralmente persistem até 14 semanas de idade.

É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerado um predador oportunista. A presença de outros carnívoros influencia diretamente a escolha das presas e ambientes de caça. As áreas de vida variam de 50 a 1000 quilômetros quadrados, com machos sendo territoriais e possuindo grandes áreas se sobrepondo ao de várias fêmeas. As fêmeas possuem uma gestação que dura entre 90 e 96 dias e geralmente nascem entre 3 e 4 filhotes, a cada 2 anos, aproximadamente.

A onça-parda não é considerada em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mas já foi extinta em algumas localidades da América do Norte e Central e do Sul. As principais causas disso são a caça, seja por esporte ou retaliação por ataques ao gado, fragmentação e destruição do habitat, e em áreas muito populosas, atropelamentos. A dizimação dessas populações no leste dos Estados Unidos, na Flórida, é um bom exemplo dos efeitos deletérios do isolamento populacional. Apesar disso, existe uma tendência de recolonização do centro-leste norte-americano. Dado sua força e elegância, esse felino foi representado em inúmeras culturas americanas, mas nas sociedades ocidentais atuais, as relações muitas vezes são conflituosas, seja por ataques aos animais domésticos, seja por ataques aos seres humanos.


Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião