O prefeito Chico Brasileiro anunciou, em live transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Foz do Iguaçu nesta sexta-feira (26), que a partir da próxima terça-feira (30) o toque de recolher passa a ser a partir das 23h.

Publicidade

A flexibilização só foi possibilitada pela redução na média móvel dos casos, um indicativo de que as medidas restritivas das últimas semanas foram efetivas. O prefeito ressaltou que, para garantir que não haja um novo aumento de casos, os estabelecimentos deverão cumprir os protocolos para evitar a transmissão do coronavírus ou serão penalizados.

A média móvel dos casos de covid-19 registrada nesta sexta-feira foi de 103,14 – representando uma redução de 58% em relação há duas semanas. De todo modo, o prefeito ressalta que os protocolos sanitários devem ser mantidos com rigor, para que a flexibilização possa ser feita gradativamente, de acordo com o cenário epidemiológico do município.

Ainda há preocupação especialmente pela ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que atualmente está 95,2% e pelo número de mortes pela covid-19. O prefeito pediu à população empatia e valorização dos profissionais dos profissionais de saúde, que há um ano lutam contra a pandemia.

Publicidade

“Estamos vivendo um momento de esgotamento, não só do sistema de saúde pelo número de casos, mas de esgotamento humano das pessoas que estão na linha de frente. Peço respeito a esses trabalhadores, são pessoas que estão vivendo uma situação que somente eles podem definir. Peço respeito a esses profissionais que estão dando a vida para salvar muitas vidas, de muitas famílias”.

Chico brasileiro

Vacinação

A secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo, fez o chamamento de toda a população para o agendamento da vacinação contra a covid-19, que pode ser feita por pessoas com mais de 67 anos.

“Quanto mais pessoas imunizadas, mais perto estaremos de alcançar o índice que precisamos para por fim a esta pandemia. A vacina salva vidas e é o que vai nos tirar deste momento crítico”, disse Rosa Jeronymo.

A aplicação das doses está sendo feita em 19 Unidades Básicas de Saúde do município e na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Iolanda. Até esta sexta, Foz aplicou 26.177 doses, e 5.988 pessoas já receberam as duas doses da vacina.

Clique aqui para fazer o agendamento da vacina.

As doses estão sendo aplicadas nos seguintes locais:

  • Sede da Vigilância em Saúde, na Vila Iolanda;
  • Distrito Nordeste: UBS Sol de Maio,Três Bandeiras e Lagoa Dourada
  • Distrito Norte: UBS AKLP, Jardim Curitibano, Porto Belo e Vila C Nova;
  • Distrito Leste: UBS Campos do Iguaçu, Morumbi III, Portal da Foz e Jardim São Paulo 2;
  • Distrito Oeste: UBS Vila Adriana, Jardim América, Parque Presidente e Maracanã;
  • Distrito Sul: Ouro Verde, Profilurb I, Vila Carimã e Padre Monti.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião