A Itaipu Binacional e a Prefeitura de Foz do Iguaçu unem esforços para a revitalização da Avenida Juscelino Kubitschek (JK), uma iniciativa inédita desde sua construção nos anos 70. Com um investimento de R$ 22 milhões, o projeto visa transformar a via em um corredor moderno e funcional, atendendo a demandas históricas da comunidade iguaçuense.
O diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri, destacou a importância estratégica da Avenida JK para a cidade e afirmou que o investimento é parte do programa “Itaipu Mais que Energia”. O compromisso da Itaipu com Foz do Iguaçu é evidenciado nessa ação, que incluirá a resolução de problemas recorrentes, como inundações em períodos de chuva.
A reforma estrutural abrangerá todo o trecho, do Viaduto da BR-277 até a Avenida Jorge Schimmelpfeng, com destaque para um novo sistema de drenagem pluvial. O recapeamento integral da Avenida JK também está previsto, visando corrigir o desgaste acentuado do asfalto em diversos pontos ao longo dos 4,5 km da via.

Ciclovia e pista de caminhada
O projeto não se limita apenas à infraestrutura viária. A proposta inclui a reforma e adequação do canteiro central, possibilitando a construção de uma ciclovia e pista de caminhada. Essa iniciativa será integrada às ciclovias já existentes na Avenida Tancredo Neves, conectando a Itaipu Binacional à Avenida Jorge Schimmelpfeng.
A iluminação da nova ciclovia e do canteiro central também será reformulada, proporcionando maior segurança aos pedestres e ciclistas. A instalação de mobiliário urbano na área revitalizada contribuirá para um ambiente mais agradável e funcional.

Corredor norte-sul
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, detalhou o cronograma da obra, prevendo um ano de trabalhos a partir do processo licitatório. Destacou, ainda, a importância do asfalto e anunciou a criação de um corredor norte-sul de ciclovias, conectando a Itaipu à Avenida General Meira, até o Marco das Três Fronteiras.
Em relação à vegetação no canteiro central, o prefeito esclareceu que as árvores serão catalogadas para minimizar impactos, priorizando a remoção daquelas com danos ou previsão de corte.
A iniciativa de revitalização da Avenida JK está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 9, 11 e 17, refletindo o compromisso com a indústria, infraestrutura, cidades sustentáveis e parcerias para a implementação de melhorias significativas na comunidade de Foz do Iguaçu. (Com Itaipu)








.gif)