A casa paroquial da Igreja Matriz São João Batista, um dos mais importantes patrimônios religiosos de Foz do Iguaçu, está sendo totalmente revitalizada. A obra, considerada a maior reforma desde a fundação do espaço, teve início em agosto e deve ser concluída em janeiro de 2026, integrando-se ao circuito de turismo religioso da cidade.

O projeto, que inicialmente previa apenas a pintura da fachada, evoluiu para uma intervenção estrutural mais profunda, respeitando o estilo arquitetônico original da década de 1930. O reboco antigo foi removido e substituído por materiais mais duráveis, garantindo a preservação do prédio histórico.

Além de abrigar a secretaria e a residência dos padres, a casa também ganhará uma loja de souvenirs com temáticas religiosas, oferecendo uma nova experiência aos visitantes.

“Estamos muito felizes por executar uma obra que vai tornar ainda mais bonita e acolhedora a casa paroquial, para moradores e turistas de todas as partes do mundo”, destacou o arquiteto Valdir Garbin, responsável pela reforma.

Publicidade

Com mais de mil metros quadrados de área construída, o edifício já foi sede provisória de uma escola das Irmãs Filhas da Caridade, entre 1940 e 1952. Agora, volta a ganhar protagonismo como referência na história e fé da comunidade.

Para o pároco Willian Alves, a restauração representa um marco. “Este é um avanço no projeto de restauração de todo o complexo, que começou com as pinturas de artes sacras e a instalação de novos vitrais na igreja”, afirmou.

Localizada no ponto mais alto da cidade, a Matriz São João Batista encanta por sua torre centenária e por sua importância cultural, sendo um símbolo da identidade religiosa de Foz do Iguaçu.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião