Com o slogan “Cada exame é um gesto de cuidado com você mesma!”, a campanha Outubro Rosa será lançada oficialmente no dia 2 de outubro, no auditório da Unioeste, em Foz do Iguaçu. A programação é promovida pelas Secretarias Municipais de Saúde e da Mulher e inclui uma série de ações voltadas à prevenção do câncer de mama e ao bem-estar das mulheres.
Durante todo o mês, as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município intensificarão a oferta de exames preventivos, mamografias, vacinação contra o HPV e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis. Também serão realizadas palestras e rodas de conversa nas UBSs, empresas e comunidades, levando informação e acolhimento.
“Também estaremos intensificando os serviços voltados às mulheres nas 28 UBS. Lembrando que é importante que todas mantenham seus cadastros atualizados, para que aquelas que aguardam algum exame ou procedimento sejam chamadas para agendamento”, explica Barbara Dornelles, diretora da Atenção Básica.
A campanha deste ano também marca o lançamento do projeto “Beleza que transforma vidas”, que incentiva a doação de cabelo em salões parceiros para a confecção de perucas destinadas a pacientes com câncer.

No evento de abertura, haverá apresentação do Coral da Itaipu, sorteio de brindes e duas palestras: a médica Carla Lebiedziejewski abordará os cuidados femininos na menopausa e prevenção do câncer de mama, enquanto a nutricionista Solange Evangelista Vieira falará sobre saúde integrativa e autoestima.
A Secretaria da Mulher também participa ativamente da campanha, com agendas de encontros em bairros de Foz. “Nesses encontros, vamos promover a integração entre as mulheres, fortalecendo vínculos e levando informações sobre saúde e os serviços oferecidos pela administração municipal. Nosso objetivo também é estar cada vez mais próximas desse público feminino, mostrando que estamos sempre à disposição para oferecer apoio e suporte”, afirma a secretária Scheila Mello.
As ações do Outubro Rosa reforçam a importância do cuidado contínuo e do acesso igualitário aos serviços públicos de saúde, promovendo a prevenção e a valorização da vida de centenas de mulheres da cidade.



.gif)