Nesta quarta-feira (10), a cidade de Foz do Iguaçu dará posse aos novos conselheiros tutelares eleitos em outubro do ano passado. A diplomação, realizada na segunda-feira (08) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), contou com a presença do prefeito Chico Brasileiro, vereadores e outras autoridades no auditório da Fundação Cultural.

Publicidade

Ao todo, foram certificados dez titulares e treze suplentes, que oficialmente assumirão seus cargos para a gestão 2024/2028 no dia 10 de janeiro. Três dos titulares são reconduções ao mandato, enquanto sete são estreantes no Conselho Tutelar.

O processo de escolha iniciou-se em maio do ano passado, com a abertura do edital que atraiu 225 candidatos. Após exames de conhecimentos gerais e específicos, 29 candidatos concorreram nas eleições de 02 de outubro de 2023. As eleições mobilizaram 11.365 eleitores em Foz do Iguaçu, representando um aumento significativo de 78% em comparação com 2019.

A presidente do CMDCA, Thais Ghisi Mel, destaca a relevância desse engajamento eleitoral. “Enquanto a média nacional de mobilização foi de 34%, Foz do Iguaçu registrou 78,8% de aumento, mostrando a importância do Conselho Tutelar para a população.”

Publicidade

O prefeito Chico Brasileiro ressaltou a importância do processo democrático na escolha dos conselheiros tutelares. “Os conselhos tutelares representam muito para o nosso país. Eles surgem com o nascimento do ECA, em 1990, e são fruto da nossa constituição de 1988.”

O novo secretário de Assistência Social, André dos Santos, e demais autoridades também enalteceram o papel do CMDCA no processo eleitoral e congratularam os conselheiros eleitos.

Novos conselheiros tutelares

Os dez conselheiros titulares são Aguinaldo Quadros Franchin, Ademilton Araujo da Silva, Rosinaldo Moran de Souza, Joel Rodolfo Gerling, Leticia Anai Figueredo Rodriguez, Jair Meira da Luz, Diogenes Costa, Maria Sirlei Lopez, Orlando Werlang Junior, e Gilliard Diniz.

Os suplentes aptos estarão à disposição do CMDCA para assumirem em caso de vacância ou implantação de uma nova unidade do Conselho Tutelar. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente em Foz do Iguaçu, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente e a legislação municipal vigente. (Com assessoria)

Publicidade
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião