A celebração do centenário da Igreja São João Batista, a primeira paróquia de Foz do Iguaçu, começou de forma memorável neste sábado, 15 de junho. A missa solene de abertura contou com a participação da comunidade local e de visitantes, marcando um dos eventos mais significativos da história religiosa da cidade.
A cerimônia, realizada ao som de trombetas, incluiu a acolhida das imagens de São João Batista e de Nossa Senhora das Graças, além da representação das bandeiras das pastorais e movimentos religiosos. A missa foi celebrada pelo pároco Willian Alves de Paiva, acompanhado pelos padres Bento Jemiun e Juanes. Em seu discurso, padre Willian destacou a importância histórica da paróquia, narrando suas origens e significados para a comunidade.
Histórico da Paróquia
Nos anos 1920, quando a capela original foi construída, Foz do Iguaçu era uma pequena cidade com uma população de 1.480 habitantes, sendo a maioria estrangeiros, principalmente argentinos e paraguaios. Apesar das diferentes nacionalidades, a comunidade local sempre manteve um bom relacionamento, promovendo reuniões sociais e eventos festivos.
Programação do Centenário
Domingo, 16 de junho
- 19h: Primeira noite da campanha com o tema “São João Batista nos defenda na batalha contra o mal” e lema “A verdadeira libertação”.
Segunda-feira, 17 de junho
- 19h: Segunda noite da campanha com o tema “São João Batista, voz que clama no deserto” e lema “Aquele a quem amas está doente”.
Terça-feira, 18 de junho
- 19h: Terceira noite da novena com o tema “São João Batista precursor do Messias” e lema “Hoje a salvação entrou em tua casa”.
Quarta-feira, 19 de junho
- 19h: Quarta noite da campanha com o tema “São João que batizou a Jesus Cristo” e lema “Buscai as coisas do alto”.
Quinta-feira, 20 de junho
- 19h: Quinta noite da novena com o tema “São João Batista mártir da verdade” e lema “É preciso dizer não a esse mundo”.
Sexta-feira, 21 de junho
- 9h: Solenidade de moção de aplauso ao centenário da matriz, na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.
- 18h: Abertura dos festejos com quermesse e comidas típicas. Após a Santa Missa, haverá dança junina com o pessoal do pós-crisma.
Sábado, 22 de junho
- 16h: Festa junina.
Domingo, 23 de junho
- 10h: Santa Missa seguida da bênção do bolo de São João Batista e tradicional feijoada. À tarde, sorteio da Ação Entre Amigos.
Segunda-feira, 24 de junho
- 8h30: Carreata pelas ruas da cidade e benção dos automóveis.
- 10h: Missa solene celebrada pelo bispo Dom Sergio de Deus, concelebrada por outros padres da paróquia e da Diocese.










Uma Nova Matriz
A Igreja São João Batista foi totalmente restaurada, com novos vitrais, artes sacras e portas, tornando-se um importante ponto turístico religioso e cultural. A história da igreja se entrelaça com a de Foz do Iguaçu, crescendo junto com a comunidade local desde os primeiros anos do município. Após um incêndio em 1925, a capela original de madeira foi substituída por uma estrutura de alvenaria, cuja construção se estendeu por várias décadas.




.gif)