Na última tarde de quinta-feira, 26 de março, o jornalista e atual consultor da Innovation Media, Lucio Mesquita, participou da live 100fronteiras, na qual falou um pouco sobre sua trajetória até chegar ao alto escalão da BBC Brasil em Londres. Revelou também sua opinião sobre o atual cenário de pandemia.

Publicidade

Lucio contou que não tinha interesse pelo jornalismo, mas seu avô exercia a profissão. Afirmou sempre ter gostado de escrever. Mudou-se de Minas para São Paulo estudar linguística e teve a oportunidade de trabalhar no Estadão como revisor, mudando seu rumo para o jornalismo.

Com o tempo foi chamado pela BBC Brasil para atuar em Londres na rádio. Ressaltou a qualidade do jornalismo da emissora. Conforme crescia e chegava ao alto escalão, modernizava o estilo de produzir notícia para os brasileiros.

Com o passar dos anos foi estabelecendo-se na Inglaterra, onde se casou e teve filhos. Atualmente mora na cidade de Brighton, bem próximo a Londres.

O editor da 100fronteiras, Denys Grellmann, questionou durante a transmissão sobre qual a situação em sua região durante a quarentena. Lucio informou que estão em quarentena e ainda brincou: “Quem não tem necessidade de estar na rua, que fique em casa”. Contou que as pessoas estão visivelmente preocupadas com o vírus e sua mortalidade na região.

Ele acredita que, se de certa forma burlarmos a quarentena, acabaremos tendo uma grande demanda de casos que poderiam ser evitados, e a saúde pública, como é na Inglaterra, não teria capacidade de atender todos.

Lucio Mesquita foi curador do MidiaJor 2019 que tinha como tema Inteligência Artificial no jornalismo e no cotidiano.
Lucio Mesquita foi curador do MidiaJor 2019 em São Paulo(SP) que tinha como tema Inteligência Artificial no jornalismo e no cotidiano.

O governo britânico anuncia e sugere aos grupos de risco a permanência por 13 semanas em quarentena, equivalente a quase três meses. Outra movimentação pelo governo inglês foi a criação de um banco de voluntários que possa atender os idosos em suas necessidades no período de pandemia. Mais de 500 mil pessoas se voluntariaram, além de oferecerem ajuda aos empresários autônomos.

Lucio compartilhou também seu ponto de vista a respeito da mídia e jornais locais de sua região. Disse que a imprensa está muito engajada e inovando sua maneira de transmitir notícias, já que as pessoas não estão saindo de casa comprar jornais. Completou que a sua preocupação é a disseminação de fake News – que, segundo Lucio, ocorrem grande parte em redes sociais.

Publicidade

Finalizou dizendo que o povo inglês sobrepõe os discursos políticos por uma causa maior, em tom de respeito ao momento da pandemia.

Participe da comunidade 100fronteiras. Apoie o jornalismo local!

Apoiando o jornalismo local, você valoriza a sua cidade, seu estado e seu país.

Nossa equipe está diariamente trazendo notícias da Tríplice Fronteira, apresentando novos lugares, com isso você receberá conteúdos exclusivos e brindes.

Participe já do nosso grupo do WhatsApp ou interaja em nosso Telegram.

Nos encontramos lá, até mais!

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião