A Tríplice Fronteira será presenteada neste final de ano. No dia 20 de dezembro será realizado um evento oficial para o lançamento do livro Breve História da Tríplice Fronteira.
O livro é uma produção do Instituto 100fronteiras e foi escrito pelo professor Dr. Micael Alvino da Silva, historiador da Unila. Publicado em português, espanhol e inglês, o livro é destinado a moradores e turistas que queiram entender mais sobre a nossa Tríplice Fronteira.
Nas palavras do autor, “a maior hidrelétrica binacional e a segunda maior cidade do Paraguai foram decisivas para a formação da fronteira mais importante da América do Sul”.
Sobre o Livro
O livro é resultado de mais de dez anos de pesquisa do historiador que sempre foi instigado a entender a formação da região. Segundo o autor, na década de 1950 havia em torno de quatro mil pessoas dos três lados da Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai. Em 1970, havia apenas 7% dos 902 mil habitantes registrados em 2010 nos três lados da fronteira.
Então, como explicar esse rápido crescimento? Essa é a questão que o livro busca responder, com o objetivo de apresentar uma explicação histórica para as mudanças que tornaram uma remota região em uma complexa região internacional nas primeiras décadas do século 21.
Sobre o Autor
Micael Alvino da Silva é Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), e professor de História das Relações Internacionais na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Foi pesquisador no National Archives (Washington, Estados Unidos), no Arquivo Histórico do Itamaraty (Rio de Janeiro) e no Arquivo Público do Paraná (Curitiba). Publicou dezenas de artigos acadêmicos e cinco livros, dentre eles A Segunda Guerra Mundial e a Tríplice Fronteira (Edunila, 2021).

Sobre o Instituto 100fronteiras
O Instituto 100fronteiras foi fundado em 2022 com o objetivo de apoiar e desenvolver projetos que promovam a integração regional, cultural e social da Tríplice Fronteira. Para isso, ele atua nos seguintes pilares: turismo, sustentabilidade e meio ambiente, social e cidadania, cultura e arte, educação, comunicação social, eventos e inovação e tecnologia.
O livro Breve História da Tríplice Fronteira é o primeiro produto do Instituto e será lançado para fomentar a cultura local e manter preservada a história da região trinacional. O projeto conta com o apoio cultural da Itaipu Binacional, que sempre apoia projetos ligados ao desenvolvimento cultural da região.
O Visit Iguassu, o Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort e o Parque das Aves também apoiam o Instituto 100fronteiras.



.gif)