O número de motoristas em Foz do Iguaçu cresceu de forma expressiva no primeiro semestre de 2025. Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) revelam que 2.251 pessoas obtiveram a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre janeiro e junho — um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2024.
Segundo o Detran, a alta é reflexo direto das mudanças recentes no processo de avaliação dos candidatos, com destaque para a criação do “resultado inconclusivo”. A nova possibilidade permite que psicólogos aprofundem a análise sem custo adicional, antes de emitir um parecer definitivo.
“Essa reestruturação teve como objetivo qualificar os serviços prestados à população, fortalecer os princípios éticos e técnicos da ciência psicológica e garantir maior segurança ao processo. A possibilidade de aprofundamento técnico sem custo adicional evita conclusões precipitadas e amplia a confiabilidade do resultado final”, explicou Carine Coas, coordenadora técnica das Juntas Psicológicas do Detran-PR.
Foz do Iguaçu conta atualmente com 157.440 motoristas ativos. A maioria é composta por homens (57,7%), enquanto as mulheres representam 42,3%. A faixa etária predominante é de 40 a 64 anos, com mais de 70 mil condutores. Jovens entre 18 e 25 anos somam apenas 16,8 mil habilitados.
Ainda segundo o Detran, 18,9 mil motoristas estão com a CNH vencida em Foz, e 6,6 mil utilizam a carteira provisória.
No Paraná como um todo, o número de novos condutores também cresceu: foram 80.400 novas CNHs no semestre, alta de 14% em relação ao ano anterior.



.gif)