A Itaipu Binacional recebeu, nesta quinta-feira (5), a visita institucional de uma comitiva do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), responsável pela Justiça Federal nos três estados do Sul do Brasil. O grupo foi liderado pelo presidente do órgão, desembargador João Batista Pinto Silveira.
A agenda incluiu uma visita técnica à usina e, na sequência, uma reunião no Centro Executivo da Itaipu, com a presença do diretor-geral brasileiro, Enio Verri, e do diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari.
Durante o encontro, os diretores apresentaram aspectos da gestão da empresa, o funcionamento da binacionalidade e as particularidades institucionais da Itaipu, além de explicarem como se dão as relações com órgãos do Brasil e do Paraguai. A segurança institucional e de fronteiras também esteve entre os temas debatidos, com destaque para as ações conjuntas de combate ao crime organizado realizadas na região.
“Temos um papel do Estado que é auxiliar e apoiar ações de políticas públicas em diversas áreas, entre elas, a segurança. E estamos fazendo isso”, afirmou Enio Verri.
O diretor-geral brasileiro ainda reforçou a disposição da Itaipu em colaborar com o Tribunal em projetos de interesse público. A iniciativa foi destacada pelo presidente do TRF4. “A administração hoje cada vez busca mais servir o cidadão em todas as áreas, seja judiciária, executiva ou legislativa. E essas integrações, esses conhecimentos das dificuldades, daquilo que se pode melhorar o serviço para o cidadão, é o que a gente deve buscar”, declarou João Batista Pinto Silveira.
Como encaminhamento do encontro, ficou definida a realização de um curso de capacitação para agentes de segurança do TRF4, que será ministrado por equipes da Itaipu ainda neste semestre.
“Ficou ajustado também que iremos organizar, ainda nesse semestre, um curso de capacitação dos agentes de segurança do TRF4 pelas equipes da Itaipu, para troca de experiências entre as instituições e treinamento daqueles agentes, estando Itaipu, mais uma vez, fomentando a capacitação de agentes públicos e contribuindo para o desenvolvimento do nosso país”, destacou o diretor jurídico Luiz Fernando Delazari.




.gif)