Começa nesta sexta-feira (15) o prazo para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no Paraná. A obrigatoriedade segue um cronograma baseado no final da placa dos veículos e se estende até 28 de novembro. Para emitir o documento, é necessário estar com o IPVA quitado.

Em Foz do Iguaçu, apenas 58,4% da frota está regularizada. Segundo a Receita Estadual, dos 91.644 veículos tributados no município, 53.520 estão com o imposto em dia. Isso significa que 38.124 veículos ainda não estão aptos a emitir o licenciamento.

A situação se repete em todo o estado: três a cada cinco veículos estão regulares, totalizando mais de 2,84 milhões com o IPVA quitado — cerca de 59,85% da frota paranaense.

O não pagamento do IPVA impede a emissão do licenciamento, transferência de propriedade e acesso a outros documentos fiscais. Caso a inadimplência persista, o débito pode ser inscrito na Dívida Ativa do Estado, com protesto em cartório e restrições ao CPF do proprietário.

Publicidade

A guia de licenciamento pode ser emitida pelo site do Detran-PR, PIÁ, aplicativo Detran InteliGente ou presencialmente. O valor é único em todo o estado: R$ 94,61. O pagamento pode ser feito via Pix, com emissão digital do documento em até 15 minutos.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Participe da conversa

1 Comentário

Deixe a sua opinião