O trânsito de Foz do Iguaçu fechou o ano de 2025 com um número alarmante: foram 226.298 infrações registradas entre janeiro e dezembro, segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). O levantamento inclui autuações realizadas pelo Foztrans, Renainf e pelo próprio Detran.

Publicidade

A campeã das infrações segue sendo o excesso de velocidade. Mais de 111 mil multas foram aplicadas a motoristas que trafegaram até 20% acima do limite permitido. Outras 20 mil autuações foram por velocidades entre 20% e 50% acima do limite.

O desrespeito ao sinal vermelho aparece em segundo lugar, com 17,4 mil multas, seguido pelo uso do celular ao volante (10,6 mil), a falta do cinto de segurança (12 mil) e estacionamento irregular (8,5 mil).

A imprudência tem consequências graves: além das penalidades financeiras e pontos na carteira, essas atitudes estão entre as principais causas de acidentes com vítimas e óbitos na cidade.

Publicidade

Foz do Iguaçu conta hoje com uma frota de mais de 218 mil veículos e 159 mil condutores habilitados. Entre os motoristas, 57,6% são homens e 42,4% mulheres, com predominância na faixa etária entre 40 e 64 anos.

Veículos estrangeiros na mira

Mesmo sem registro nacional, veículos com placas do Paraguai e da Argentina também foram autuados: mais de 49,6 mil infrações foram aplicadas pelo Foztrans a condutores estrangeiros, o que representa 35% das multas do órgão em 2025.

Nos últimos cinco anos, esse número chega a 203 mil infrações — que somam mais de R$ 20 milhões. As principais irregularidades cometidas por veículos estrangeiros são semelhantes às dos motoristas locais: excesso de velocidade, avanço de sinal, estacionamento indevido e não uso do cinto de segurança.

Condutores de outros países podem consultar suas multas no site oficial do Detran-PR: www.gitcidadao.pr.gov.br/es.

Publicidade

Fique atento ao IPVA

O pagamento do IPVA 2026 já começou e segue até 15 de janeiro, conforme o final da placa. A quitação pode ser feita pelo Portal do IPVA ou via app da Receita Estadual.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião