No dia 27 de julho, Foz do Iguaçu celebra a 54ª edição da Festa de São Cristóvão, uma das manifestações religiosas mais tradicionais da cidade. O evento, promovido pela Paróquia São Paulo Apóstolo, é esperado por mais de 4 mil fiéis e motoristas, que se reúnim para um dia de oração, carreata e almoço comunitário.
A programação inicia às 8h, com missa na igreja localizada na Travessa Sergipe, nº 68, Vila Maracanã. Em seguida, às 9h30, uma carreata com a imagem do santo percorre as principais avenidas da cidade, encerrando com uma bênção especial aos condutores. Vans, caminhões, carros, motos e bicicletas são bem-vindos, com apoio logístico para segurança de todos.
De volta à paróquia, os participantes são recebidos com um almoço preparado com três toneladas de carne assada. Os pratos incluem arroz, mandioca, salada e maionese. Os interessados também podem adquirir costelão de 12kg por R$ 650 ou costelinha de 2,5kg por R$ 175, com reservas antecipadas.
Durante a tarde, a confraternização segue com sorteios e ação entre amigos, fortalecendo o espírito comunitário da festa.
Medianeira também celebra o padroeiro
A Comunidade São Cristóvão, em Medianeira, também realiza sua tradicional festa, que chega à 69ª edição. A programação começa às 9h com procissão, seguida da bênção dos veículos e missa. Ao meio-dia, é servido o almoço festivo, e à tarde, acontecem bingo e sorteios.
Fé sobre rodas
A devoção a São Cristóvão, considerado protetor dos motoristas e viajantes, se fortaleceu em Foz do Iguaçu com o crescimento das atividades ligadas ao transporte e turismo. Embora a paróquia seja dedicada a São Paulo Apóstolo, a tradição surgiu de famílias devotas e hoje mobiliza grande parte da comunidade.



.gif)