Nesta quinta-feira (30), Foz do Iguaçu celebra o dia de Corpus Christi com uma série de eventos religiosos e ações solidárias. A previsão de baixas temperaturas, com mínima entre 8°C e 10°C, não deve desanimar os fiéis que participarão das missas, procissões e exposições de tapetes coloridos.
As atividades começarão cedo, com a confecção de tapetes a partir das 4h30 na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A. Voluntários das comunidades católicas utilizarão materiais como pós coloridos, flores, tampinhas, areia e tintas para montar artes sacras nas ruas.
Às 9h30, o bispo diocesano, Dom Sérgio de Deus Borges, presidirá a missa principal na Catedral, seguida por uma procissão com o Santíssimo Sacramento. Outras paróquias na região central e nos bairros, como São João Batista e Menino Jesus, também terão missas às 9h e 9h30, respectivamente, com procissões locais e transmissões ao vivo nas redes sociais.
Além das celebrações religiosas, o dia será marcado por gestos de solidariedade. Os fiéis são convidados a doar um quilo de alimento não perecível na Paróquia Menino Jesus, enquanto no grande Porto Meira, cobertores e agasalhos podem ser entregues na paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida, ajudando as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
A celebração de Corpus Christi, que ocorre 60 dias após o Domingo de Páscoa, é uma das poucas ocasiões em que a hóstia consagrada é exposta fora da igreja, seguindo uma tradição que começou em 1264 com o Papa Urbano IV. Os tapetes coloridos, um destaque visual do evento, cobrem as ruas com representações de cenas bíblicas e temas devocionais.
Para encerrar o dia, a comunidade pode participar do Dia da Bondade, um evento de arrecadação de donativos no Super Muffato da Avenida JK e no Gramadão da Vila A. Lá, voluntários coletarão alimentos, roupas e outros itens das 9h às 17h. O evento também contará com shows, atividades para crianças, serviços de saúde e cortes de cabelo gratuitos, reforçando o espírito comunitário de Foz do Iguaçu.
As paróquias locais devem anunciar mais detalhes sobre suas programações até a quarta-feira (29), garantindo que todos os interessados possam participar das atividades planejadas para este importante dia no calendário católico.
(Com Assessoria)




.gif)