No coração do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), mantido pela Itaipu Binacional, a chegada de dois novos moradores tem encantado visitantes e reforçado o compromisso com a preservação da fauna local.

Em dezembro de 2023, o RBV celebrou o nascimento inédito da lontra Ariel, filha do casal Mara e Bigode. Originária de Pontal do Paraná (PR), Mara foi resgatada jovem em 2020, e apesar de cuidados intensivos, sua adaptação limitada prejudicou suas habilidades maternas. O veterinário Pedro Teles explica que, mesmo com a intenção de proteger, Mara acabava prejudicando o filhote, levando a equipe do Refúgio a optar por criá-lo na mamadeira.

Foto: Emanoela Somavila/Itaipu Binacional

Ariel, com 50 dias, já se alimenta de peixes, mas ainda requer quatro mamadeiras diárias. A lontrinha, símbolo de qualidade da água, precisa de mais tempo antes de se apresentar aos visitantes, enquanto a equipe do Refúgio se mobiliza para compreender as nuances e desafios da espécie.

Foto: Emanoela Somavila/Itaipu Binacional

Loba-Guará Tangerina

Ao mesmo tempo, o RBV recebeu a loba-guará Tangerina, proveniente do Parque Vida Cerrado, no Oeste Baiano, como parte do Programa Nacional de Manejo Ex-Situ do Lobo-Guará. Com 10 meses, Tangerina já faz companhia à loba-guará Aurora, de 18 anos, em um novo recinto que replica um “minicerrado” em meio à Mata Atlântica.

Publicidade

O veterinário Pedro Teles destaca a importância dos esforços coordenados para a conservação, visando à saúde genética e à possível reintrodução dessas espécies ameaçadas de extinção. O trabalho do Refúgio está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 14 (Vida na Água) e 15 (Vida Terrestre), evidenciando o compromisso da Itaipu com a biodiversidade e a sustentabilidade.

Agora, o Refúgio Biológico Bela Vista convida os visitantes a testemunharem de perto esses momentos marcantes e a contribuírem para a preservação de espécies emblemáticas da fauna brasileira. (Com Imprensa de Itaipu)

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião