A Biblioteca Pública está localizada na sede da Fundação Cultural, de esquina com a Prefeitura de Foz do Iguaçu. Na Biblioteca, você pode pegar livros emprestados e até estudar lá mesmo.
São mais de 70 mil obras disponíveis para empréstimo, de todas as áreas do conhecimento, da Literatura Brasileira aos livros didáticos.
Os destaques são as seções de Literatura Brasileira e Estrangeira pela quantidade de exemplares disponíveis, e a diversidade de gêneros e autores representados. São livros que vão do clássico ao contemporâneo, uma parte deles também está disponível em outros idiomas.
A Biblioteca Infantojuvenil está localizada junto à Biblioteca Municipal (como um anexo) e atua no incentivo à leitura de crianças e adolescentes. Contém acervo geral de literatura infantil e juvenil, gibiteca, livros escolares e outros.

Biblioteca Infantojuvenil 
Sala de leitura.
Para garantir acessibilidade à literatura para deficientes visuais, a biblioteca conta com um setor de livros em formato Braille e de áudio, doados pela Fundação Dorina Nowill.
Logo na entrada tem uma mesa com livros que você pode levar para casa sem compromisso, é seu.

PEGUE E LEVE
ADOTE UM LIVRO
“Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos sobre suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece”
Trecho do livro “A sombra do vento” de Carlos Ruiz Zafón, escritor espanhol.
A Biblioteca está com uma nova equipe, reformulando e inovando cada vez mais para levar conhecimento às pessoas.
A Biblioteca é nossa, e vale a pena dedicar um pouco do seu tempo para conhecê-la e valorizá-la.
Neste ano, a biblioteca passou a fazer parte do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, através de participação da Rede Informatizada Pergamum, o novo sistema de gestão irá permitir a atualização tecnológica dos serviços oferecidos. Uma nova equipe está reformulando e inovando cada vez mais a Biblioteca e suas redes para levar conhecimento às pessoas.
Cadastro
Para fazer o empréstimo de algum livro, basta fazer a sua carteirinha, o processo é bem simples e rápido, basta você levar um documento pessoal e comprovante de residência.
Você que não reside em Foz mas gostaria de conhecer, a Biblioteca está de portas abertas, você pode ler lá mesmo, eles disponibilizam um espaço para você.
Para ler ou estudar na Biblioteca é preciso agendar o horário – devido a covid-19 – é preciso ter esse controle. O recomendado é que o agendamento seja feito com pelo menos um dia de antecedência. As salas são climatizadas e com wifi.
Mas fique atento! O empréstimo do livro tem o prazo de 7 dias. Passando desse tempo, é preciso devolver o livro ou você poderá fazer a renovação entrando em contato com a Biblioteca. Caso não seja feito a renovação terá que pagar multa.
Doações
Além de pegar livros emprestados, você também pode estar fazendo a sua doação. Com algumas observações da Política de Coleções:
Não serão aceitos
- materiais incompletos;
- enciclopédias;
- livros de direito (códigos) e livros de áreas técnicas desatualizadas, utilizando como critério norteador as edições mais atuais em vigência;
- livro doado por terceiro que contenha carimbo outra biblioteca ou instituição;
- livros didáticos (ensino infantil, fundamental e médio); VI-fotocópias de materiais bibliográficos;
- livros infantojuvenis que contenham passatempos;
- álbum de figuras;
- materiais mutilados ou contaminados por insetos e fungos.
O dinheiro das multas é investido em novos livros para a Biblioteca.
A História da Biblioteca Elfrida Engel Nunes
A Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios está em Foz do Iguaçu desde 1963, ela foi criada pela Lei nº 385/63, na gestão do então Prefeito Emílio Gomes. O nome da Biblioteca foi dado em homenagem à pioneira da cidade – Elfrida Engel Nunes Rios.
A primeira sede da Biblioteca foi em uma das salas da Prefeitura Municipal, depois no prédio onde hoje funciona a Casa do Teatro, o prédio da Câmara Júnior e, no final da década de 80, o Colégio Parigot de Souza.
Hoje, ela está localizada na sede da Fundação Cultural. Em 2002, foi criado um espaço exclusivo para as instalações da biblioteca infanto-juvenil. Em 2005 o catálogo de livros da biblioteca passou a ser informatizado – um grande passo para a modernização e dinamização no atendimento ao usuário.
Quem foi Elfrida Engel Nunes Rios?
Elfrida Engel Nunes Rios, residiu com sua família em Foz do lguaçu desde 1915, Seu pai, Frederico Engel Rios, e sua mãe, Carolina Engel Becker, vindos de Porto Alegre-RS, foram os primeiros hoteleiros da cidade com o Hotel Brasil, que em 1916 hospedou Alberto Santos Dumont.
Elfrida foi fundadora da APMI Associação de Proteção à Maternidade e a Infância. Foi uma batalhadora pelas causas sociais, incorporando-se à criação da Santa Casa de Misericórdia Monsenhor Guilherme. Recebeu do então Ministro da Aeronáutica Délio Jardim de Matos, medalha e comenda da aviação brasileira, foi considerada a mãe dos aviadores de Foz do Iguaçu. Recebeu o título de “Amiga da Marinha do Brasil”, “Amiga do Exército Brasileiro” e “Amiga da Aeronáutica”.
Autora do Primeiro roteiro turístico de Foz do Iguaçu, inclusive sendo personagem central do Guia do Turismo de Foz do Iguaçu. Foi responsável pela instalação da estátua de bronze de Santos Dumont no Parque Nacional do Iguaçu, por se considerar um grande batalhador pela criação do Parque. Foi responsável pela instalação da imagem de Nossa Senhora das Graças, nas Cataratas do Iguaçu. Lembrando o empenho de Santos Dumont, declara.
“Ele merece toda a admiração do povo iguaçuense e do Brasil, lutando pela criação do Parque Nacional do Iguaçu, que se tornou o pino da indústria sem chaminés que hoje traz milhões de turistas à Foz do Iguaçu”.

Serviços
Facebook: Biblioteca Pública Municipal Elfrida Engel Nunes Rios – Foz do Iguaçu-PR
Instagram: @bibliotecapublicafoz
WhatsApp: (45) 98423-3124
Telefone: (45) 3521-1514
Endereço: Rua Benjamin Constant, 62 – Centro
Horário: 8h às 14h





.gif)
Estou procurando as obras de lavei