Está sendo feita a retomada de discussão para a nova concessão do Parque Nacional, que era para ter sido realizada no ano passado mas – devido a pandemia da covid-19 – foi prorrogado para mais um ano, no caso, agora em 2021. A nova concessão é conduzida pelo Governo Federal junto com a Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
“A nossa preocupação é trazer a realidade de Foz do Iguaçu e região, para as decisões não serem tomadas de cima para baixo, como geralmente é feito, sem ouvir os ambientalistas, e a própria administração do Parque. Precisamos ter a contribuição dos entes locais que serão os maiores impactados.”
vereador Kalito (PSD).
O edital para consulta pública para a concessão do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, foi publicado no dia 27 de abril e segue até 27 de maio.
As propostas, devem ser desenvolvidas no prazo de 5 anos a partir da assinatura dos contratos, também estão inclusos a estruturação de novos lugares de visitação, um novo sistema de transporte mais eficiente e sustentável, trilhas para pedestres e bicicletas, além de outras melhorias na infraestrutura do Parque.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), são esperados investimentos obrigatórios de mais de R$ 500 milhões em infraestrutura para a realização de projetos no parque e de R$ 3,6 bilhões em investimentos operacionais enquanto o contrato durar.
“As concessões, agenda prioritária do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), visam potencializar a visitação nas unidades de conservação em todo país, contribuindo para o desenvolvimento econômico e ambiental nas regiões”, informa o MMA.
A Consulta Pública é para colher informações e receber manifestações da cidadania sobre o projeto de “concessão de serviços de apoio à visitação, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza no Parque Nacional do Iguaçu”.
“Está acontecendo uma Consulta Pública para colher informações e receber manifestações da cidadania sobre o projeto de “concessão de serviços de apoio à visitação, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza no Parque Nacional do Iguaçu”. Se ligue! A Consulta está aberta desde 27 de abril do mês passado e vai até a quinta-feira, 27 de maio deste ano. Este mês, o tempo é curto!”
Comenta Jackson Lima em seu perfil no Facebook.
Está marcada também uma Audiência Pública para Foz do Iguaçu para a quarta-feira, dia 20 de maio, das 9h às 12h. Ainda não há local confirmado.
O formulário para a consulta está aqui.
O Parque Nacional do Iguaçu
O Parque tem aproximadamente 1 milhão de hectares de áreas naturais, sendo mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas. Em 2020, o Parque Nacional do Iguaçu, onde se encontram as Cataratas do Iguaçu, principal atrativo de turistas para a região, recebeu mais de 650 mil visitantes.




.gif)