Nesta quinta-feira (23), a criançada vai participar da programação “Sabores da Mata Atlântica” e conhecer a rotina de um chef de cozinha na preparação, organização, apresentação e degustação dos pratos

Publicidade

O mês de janeiro tem sido especial para a criançada no Parque das Aves. Com o fim do ano letivo e o merecido recesso escolar, o Parque está promovendo sua Colônia de Férias para crianças de 7 a 10 anos. A programação está recheada de brincadeiras e diversões que envolvem o contato com a natureza, manejo de aves, desbravar de florestas e oficina de gastronomia.

As práticas recreativas têm uma pegada lúdica e educativa e são realizadas por educadores ambientais. Ao todo, 25 crianças estão vivenciando a experiência. 

“Está sendo incrível ver as crianças fazendo novas amizades e interagindo por meio de temas da Mata Atlântica. Isso é muito importante para criar essa sinergia com o meio ambiente, além da percepção de pertencimento à natureza”, comenta a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental do Parque das Aves, Camila Martins.

Saberes e sabores

Na quinta (23), as crianças vão vivenciar o dia a dia de trabalho de um chef de cozinha, preparando deliciosas receitas saudáveis com ingredientes da biodiversidade da Mata Atlântica.

Publicidade

Quem comanda a programação é o chef Max Casu. Na oficina ele propõe que as crianças encontrem o sentido e o sabor da Mata Atlântica, tão rica e biodiversa, através de ingredientes típicos da floresta, para preparar os pratos. Entre os ingredientes estão as plantas alimentícias não convencionais (PANCs), que possuem alto valor nutritivo. 

“Alimentação é cultura. Nosso propósito não consiste apenas em dar conta de uma abundância de informações sobre comida, mas sim, incorporar vivências e incentivar práticas, saberes e  experiências subjetivas”, afirma Max.

Depois de preparar os alimentos, as crianças vão apresentar e degustar seus pratos em um piquenique prá lá de especial, chamado de “PANCNIC”, tudo isso em um cantinho muito bacana do Parque das Aves.

E Camila acrescenta: “Essa atividade foi criada numa sinergia entre o Departamento de Educação Ambiental e a equipe do Restaurante do Parque das Aves, reforçando o trabalho multidisciplinar que desenvolvemos aqui para conectar as crianças com a conservação da Mata Atlântica. Ótima maneira de mostrar que podemos falar sobre conservação na cozinha”.

Sobre o Parque das Aves

Com 25 anos de atuação e 260 colaboradores, o Parque das Aves é a única instituição do mundo focada na conservação de aves da Mata Atlântica. Possui 16 hectares de mata restaurada, 1.300 aves de 130 espécies diferentes, com três viveiros de imersão e um borboletário. O objetivo do Parque das Aves é atuar investindo significativamente para criar um impacto positivo para as aves da Mata Atlântica, principalmente as 120 espécies e subespécies em risco de extinção. O Parque das Aves recebe 930 mil visitantes por ano, sendo um dos atrativos mais visitados em Foz do Iguaçu.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião