Entre os dias 24 e 26 de setembro, Foz do Iguaçu será palco da Mostra de Cinema Encontros de Ori — Povos e Comunidades Tradicionais e Memória Ancestral. O evento, com entrada gratuita, acontecerá no Ilê Alaketu Ijobá Asé Baru, no Jardim Canadá, reunindo filmes, oficinas e debates em uma programação dedicada à valorização da ancestralidade e ao combate ao racismo.
A mostra retoma o projeto Encontros de Ori, desenvolvido em 2017 e 2021, agora com o cinema como eixo principal. As produções exibidas foram feitas por e com comunidades tradicionais, dando protagonismo às narrativas e saberes ancestrais.

“O objetivo é promover o diálogo intercultural, valorizar os saberes ancestrais e enfrentar o racismo.”
Além das sessões de cinema, o público poderá participar de oficinas de corpo em cena, fotografia, produção cultural e captação de recursos. Haverá também mesas de debate e conferências sobre temas como identidade e cultura.
Comprometido com a acessibilidade, o evento contará com intérpretes de Libras, estrutura adaptada e espaços preparados para pessoas com deficiência.
A Mostra Encontros de Ori é produzida pela Corisco Arte e Cultura, com apoio do Kaburé Maracatu, Ilê Asé Baru e Ascafi. O projeto foi aprovado pelo Fundo Cultural de Foz do Iguaçu, via Edital de Concurso nº 03/2024, com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Serviço
Mostra de Cinema Encontros de Ori — Povos e Comunidades Tradicionais e Memória Ancestral
Data: 24 a 26 de setembro de 2025
Local: Ilê Alaketu Ijobá Asé Baru — Rua Dracena, 348, Jardim Canadá, Foz do Iguaçu, PR
Entrada gratuita



.gif)