Com serviços de saúde gratuitos e celebrações em diversos horários, os cemitérios de Foz do Iguaçu devem receber cerca de 40 mil pessoas no Dia de Finados, que será comemorado neste sábado, 2 de novembro.
O prazo para reformas nos túmulos foi encerrado na última terça-feira (28), mas limpezas e pinturas simples, que não gerem descarte de materiais ou grandes mobilizações, poderão ser realizadas até quinta-feira (31). Esse serviço é gratuito.
No sábado, os cemitérios estarão abertos das 7h às 19h para acolher as famílias. Como de costume, haverá venda de flores, velas e artigos religiosos nas proximidades. A orientação é para que sejam depositadas apenas plantas naturais em vasos que não acumulem água, a fim de prevenir a dengue.
Embora arranjos artificiais possam ser utilizados para homenagens, eles serão removidos posteriormente pela equipe de manutenção, conforme estipulado no decreto n° 21.422 de 27 de junho de 2012.
Equipes estarão de plantão no dia para orientar os visitantes e ajudar na localização dos jazigos. Também será uma oportunidade para regularizar a taxa anual de manutenção, fixada em R$ 123,60 por gaveta. O não pagamento da taxa por um período de três anos pode resultar na remoção dos restos mortais da sepultura inadimplente, que serão acondicionados no ossário municipal.
Além disso, os visitantes poderão usufruir de serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial, glicose, exame de optometria (para problemas de visão) e distribuição de água potável.
Para garantir a segurança e tranquilidade da população, equipes da Guarda Municipal e Foztrans farão a fiscalização e segurança nas proximidades dos cemitérios, além de orientar o trabalho dos ambulantes.



.gif)