A Paróquia São João Batista, a mais antiga de Foz do Iguaçu, celebra seu centenário com uma série de eventos e festividades que refletem a história e a importância da igreja para a comunidade local. A celebração não é apenas um marco histórico, mas também uma ocasião de memória e afeto para a cidade e a Diocese, que têm como padroeiro o santo da igreja.
O bispo Dom Sergio de Deus ressalta que “celebramos hoje os frutos da primeira Paróquia de Foz do Iguaçu, da evangelização e missão realizados, e que dali surgiu a nossa Diocese.” Segundo padre Willian Paiva, pároco da igreja, esse é um grande momento de celebração memorial e afetiva da matriz, da Diocese e da cidade. Ele convida a todos para participar dos festejos: “Será uma festa linda para toda a família de Foz e visitantes em geral”.
Programação da Festa do Centenário:
- Sábado, 15 de junho, às 19h: Abertura da 2ª campanha das Talhas de Caná com acolhida das imagens de São João Batista e de Nossa Senhora das Graças.
- Domingo, 16 de junho, às 19h: Primeira noite da campanha com o tema “São João Batista nos defenda na batalha contra o mal” e lema “A verdadeira libertação”.
- Segunda-feira, 17 de junho, às 19h: Segunda noite da campanha, com o tema “São João Batista, voz que clama no deserto” e lema “Aquele a quem amas está doente”.
- Terça-feira, 18 de junho, às 19h: Terceira noite da novena com o tema “São João Batista precursor do Messias” e lema “Hoje a salvação entrou em tua casa”.
- Quarta-feira, 19 de junho, às 19h: Quarta noite da campanha com o tema “São João que batizou a Jesus Cristo” e lema “Buscai as coisas do alto”.
- Quinta-feira, 20 de junho, às 19h: Quinta noite da novena com o tema “São João Batista mártir da verdade” e lema “É preciso dizer não a esse mundo”.
- Sexta-feira, 21 de junho, às 19h: Santa missa de encerramento da campanha com o tema “São João Batista pregador da conversão” e lema “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Solenidade de moção de aplauso do centenário, na Câmara Municipal às 9h, seguida da abertura dos festejos com quermesse e comidas típicas às 18h, e dança junina após a Santa Missa.
- Sábado, 22 de junho, às 16h: Festa junina.
- Domingo, 23 de junho, às 10h: Santa Missa, seguida da bênção do bolo de São João Batista e da tradicional feijoada. À tarde, sorteio da Ação Entre Amigos.
- Segunda-feira, 24 de junho: Dia de fundação da igreja e do santo padroeiro de Foz do Iguaçu e da matriz, com carreata pelas ruas da cidade às 8h30. Missa solene com o bispo Dom Sergio de Deus às 10h, concelebrada por outros padres da paróquia e da Diocese.
História da Igreja São João Batista:
A Paróquia São João Batista tem uma história rica e significativa, sendo a primeira igreja católica de Foz do Iguaçu. Inicialmente uma pequena capela de madeira erguida em 1924, a igreja foi construída em um terreno doado pelo prefeito Jorge Schimmelpfeng. Após um incêndio em 1925, a construção da nova igreja foi demorada, sendo concluída apenas em 1942, com a torre finalizada na década seguinte.
Ao longo dos anos, a igreja passou por diversas reformas, as mais significativas nos anos 1970 e em 2013. Em 1978, a matriz se tornou a Catedral da Diocese de Foz do Iguaçu, um status que manteve até 2007. Valdir Garbin, arquiteto responsável pelas recentes reformas, contribuiu para a modernização da igreja, mantendo elementos históricos importantes.


A escolha de São João Batista como padroeiro de Foz do Iguaçu está ligada à devoção de Dona Alzira, esposa do diretor da Colônia Militar, que doou uma pequena imagem do santo. A presença dos rios Paraná e Iguaçu também influenciou a escolha, dada a associação de São João Batista com o Rio Jordão.
A celebração do centenário da Paróquia São João Batista é um momento de grande importância para Foz do Iguaçu, reforçando a ligação histórica e cultural da igreja com a cidade. A programação diversificada promete envolver toda a comunidade em um evento de fé, memória e celebração.




.gif)