Neste dia 21 de novembro, a Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) comemorou seu 83o aniversário desde sua fundação, em 20 de novembro 1940. A cerimônia, que contou com a colaboração dos alunos do 5o Colégio da Polícia Militar de Foz do Iguaçu, aconteceu na sede da CFRP. Autoridades civis e militares se reuniram para celebrar e reconhecer o trabalho incansável desta instituição que ocupa um espaço estratégico na região da Tríplice Fronteira.
Um dos momentos marcantes foi a imposição da Medalha Amigo da Marinha e do Certificado Amigo da Capitania a personalidades civis e militares da região. A Medalha Amigo da Marinha, uma honraria concedida pelos Comandos de Distritos Navais, reconhece indivíduos e instituições que se destacaram na divulgação da mentalidade marítima e na defesa dos interesses atinentes à Marinha do Brasil.



O Diploma Amigo da Capitania, conferido pelo Capitão dos Portos do Rio Paraná, reconhece aqueles que contribuíram positivamente para a formação de uma mentalidade marítima no seio da comunidade local, valorizando o entrosamento entre civis e militares.
Responsável pela segurança da navegação, salvaguarda da vida humana nos rios e lagos em sua área de jurisdição, a CFRP desempenha um papel vital na prevenção da poluição hídrica na região.



Além disso, sua sinergia com outras Forças e Órgãos de Segurança Pública tem sido fundamental na redução e repressão aos crimes transfronteiriços e ambientais, destacando-se em operações conjuntas como a Operação Ágata e na Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Ao longo de seus 83 anos, a CFRP tem se mantido como uma instituição comprometida não apenas com a segurança da navegação, mas também com a promoção de uma mentalidade marítima na comunidade.






Sua dedicação incansável e parcerias estratégicas continuam a fortalecer os laços entre civis e militares, promovendo a preservação dos recursos naturais e a segurança na vasta região que abrange.
A CEO do grupo 100fronteiras, Lilian Grellmann, foi uma das homenageadas com a Medalha Amigo da Marinha do Brasil, a honraria reconhece pessoas e instituições que se destacaram na divulgação da mentalidade marítima e na defesa dos interesses inerentes à Marinha do Brasil.



.gif)