Cinco escolas irão voltar às aulas na próxima semana, são elas: escola municipal Jardim Naipi, Princesa Isabel, Papa João Paulo I, Osvaldo Cruz e Prof Josinete Holler.

Publicidade

A volta gradativa dos alunos às salas de aula foi proposta pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e será monitorada pela Secretaria de Saúde. A decisão foi tomada ontem (22), em live realizada no Facebook pelo Prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro e a Secretária da Educação Maria Justina da Silva.

Além da volta às aulas nas redes municipais, a partir de segunda-feira (26), as aulas presenciais do terceiro ano do ensino médio nas instituições privadas também poderão iniciar – com limitação de 30% da capacidade de alunos.

Live Prefeitura de Foz do Iguaçu, volta aulas presenciais
Live Prefeitura de Foz do Iguaçu. Prefeito Chico Brasileiro e a Secretária de Educação Maria Justina da Silva.

A escolha das cinco escolas foi em conjunto com a vigilância sanitária de saúde da cidade. Foram analisadas as escolas de cada região. A escola Josinete é uma das maiores e ela tem a utilização de vans escolares, o que permite o comitê fazer o acompanhamento.

Publicidade

A Escola Princesa Isabel, ao contrário da Josinete, utiliza o transporte escolar (público), uma situação diferente que irá precisar de monitoramento. As outras três escolas foram escolhidas por serem em regiões e comunidades diferentes.

“Precisamos ter essa noção de alunos que vão sozinhos e que os pais levam, para ter um melhor monitoramento”, diz a Secretária de Educação, Maria Justina da Silva.

Todos os alunos e funcionários irão fazer o exame RT-PCR para uma volta segura. 

Motivo da escolha da faixa etária de volta às aulas

Foram escolhidos os 1º e 2º anos por ser a fase de alfabetização, onde existe uma dificuldade no acompanhamento remoto dos alunos. Caso esse plano de retomada dê certo, voltarão os 1º e 2º nas demais escolas, e caso ocorra tudo bem, vão retomando sucessivamente, 3º, 4º e 5º anos. 

Publicidade

Lembrando que o retorno é opcional. Ou seja, seu filho poderá continuar estudando remotamente. 

A escolha do presencial ou remoto é feita na escola, através de um protocolo de autorização. Os pais que optarem pelo remoto irão continuar buscando as atividades na escola e fazendo o acompanhamento. 

A volta presencial será híbrido, então os alunos também terão momentos onde estarão em atividades remotas e outras em sala de aula.

“Nós também queríamos que o retorno fosse com a vacina, estamos acompanhando os municípios que já retornaram mesmo sem ter recebido. Na região, nós somos os últimos que estão retornando às aulas presenciais. E infelizmente não conseguimos fazer o retorno do jeito que os professores queriam e do jeito que nós também gostaríamos que fosse. Estamos conversando com as unidades que irão retornar, a diretora fez uma conversa com os professores para que tivesse um acordo na retomada”.

Maria Justina da Silva.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião