O Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Maloca), sediado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), está promovendo o 6º Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária (ELAC), que acontecerá de 14 a 18 de outubro. Pela primeira vez, este evento de grande relevância para a região será realizado no Brasil, sendo sediado no Campus Integração, além das unidades Jardim Universitário e PTI.

Publicidade

Com mais de uma década de existência, o ELAC se destaca como um espaço de convergência para grupos de diferentes países latino-americanos, incluindo Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O VI ELAC, também conhecido como ELAC/BRASIL, traz como tema central “Tecnologias Sociais e Autonomia Construtiva no Habitat Latino-Americano”, uma temática de urgência e relevância para a realidade da região, alinhada com uma compreensão da arquitetura a serviço das camadas populares.

Para a organização deste encontro inédito, o Maloca conta com a colaboração do Afoxé Ogún Fúnmilaiyó, além do apoio fundamental da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR). Também estabeleceu parcerias importantes com o Quilombo Apepu, a Ocupação Bubas e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Publicidade
ad maloca, elac

O prazo para envio de trabalhos se encerra em 14 de abril, conforme as normas detalhadas na página de submissão do evento. Os trabalhos devem estar alinhados com um dos seis eixos temáticos propostos:

·Ensino e extensão universitária

·Ruralidades e pequenas e médias cidades

·Paisagem e espaço exterior doméstico

·Diálogos arquitetura, arte e cinema comunitários

·Periferias e movimento de moradia

Além disso, no dia 19 de outubro, está programado o 2º Encontro Internacional do Maloca, uma oportunidade para apresentações de trabalhos do Grupo de Estudos, assembleia e momentos de confraternização entre os participantes.

Este encontro promete ser um marco na trajetória da arquitetura comunitária latino-americana, proporcionando espaço para debates, trocas de experiências e construção de soluções que atendam às demandas das comunidades e promovam a inclusão social e a sustentabilidade em nossas cidades e territórios.

Fonte: Portal Unila

Publicidade
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião