O AquaFoz foi palco de uma noite exclusiva que celebrou a conexão entre arte, ciência e conservação ambiental. No dia 13 de janeiro, o oceanógrafo, mergulhador e fotógrafo Marcelo Skaf lançou o livro Pelos Mares do Mundo 2 e inaugurou a exposição homônima, reunindo convidados em uma experiência que mergulha nos mistérios dos oceanos.
Com mais de três décadas dedicadas à fotografia submarina, Skaf apresenta uma seleção de 160 imagens captadas ao longo de 4,5 mil mergulhos em mais de 60 países. A mostra, inicialmente aberta no AquaFoz, seguirá até o dia 20 de janeiro no Parque Nacional do Iguaçu e será parte permanente do circuito educativo do aquário.
“Todos estes fatores precisam ser quase orgânicos para se conseguir fazer imagens como estas. É preciso ter uma capacidade de mergulhar como se fosse música; se você ficar pensando na pressão e na profundidade, não consegue se concentrar na fotografia”, reflete Skaf, que iniciou sua jornada no mergulho aos 15 anos.
Além da estética, a técnica é um pilar do trabalho do autor. Skaf também é conhecido por seu papel na conservação marinha: foi um dos fundadores do Instituto Baleia Jubarte e atuou como chefe do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Atualmente, lidera a direção técnica da Urbia + Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu, ampliando seu compromisso com o turismo sustentável e a proteção da biodiversidade.
O livro Pelos Mares do Mundo 2, em formato table book com 240 páginas, está à venda na loja do AquaFoz, permitindo que os visitantes levem para casa uma parte dessa imersão artística e ambiental.
O evento reforça o propósito do AquaFoz: valorizar a vida aquática desde o encontro dos rios Iguaçu e Paraná até o oceano. Com mais de 2 milhões de litros de água em seus tanques, o aquário combina educação ambiental, pesquisa e conservação – uma proposta que se alinha à trajetória de Marcelo Skaf e sua lente sensível voltada ao azul profundo.




.gif)