O Paraná marca presença na Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur), uma das maiores do mundo, que teve início nesta quarta-feira (21), na capital espanhola. A participação ocorre por meio do Viaje Paraná, órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo do Estado, que apresenta destinos, serviços e a gastronomia paranaense a um público internacional.

Publicidade

A expectativa da organização é de que a Fitur receba mais de 250 mil visitantes de cerca de 160 países. O evento é considerado estratégico para divulgação de destinos, fortalecimento de parcerias e geração de negócios no setor turístico global.

O estande do Paraná tem 27 metros quadrados e traz como lema “Tu mejor destino aqui mismo”, convite ao público e ao trade internacional para conhecer os atrativos do Estado. No espaço, empresários, gestores públicos e representantes do setor apresentam experiências turísticas ligadas à natureza, à cultura e à gastronomia.

“O trabalho de divulgação no Exterior é uma excelente oportunidade de apresentar os potenciais dos nossos Territórios Turísticos ao público, que pode visitar o Estado, aquecer a economia dos municípios e gerar empregos. O Viaje Paraná é o órgão que fomenta o turismo no Brasil e no mundo, mostrando o que temos de turismo no Estado”, afirmou Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Gastronomia como experiência turística

Além da promoção institucional, a gastronomia ocupa papel central na estratégia do Paraná durante a feira. Em horários específicos, o público pode degustar o barreado, prato típico do Litoral paranaense, preparado no estande pelo chef Frank Andrey Gonçalves.

Publicidade

O barreado é um dos 23 produtos paranaenses que possuem selo de Indicação Geográfica concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), reconhecimento que atesta procedência, qualidade e originalidade. Apenas no primeiro dia da feira, dezenas de porções foram servidas ao público.

Ainda na quarta-feira (21), o INPI concedeu o 23º selo de Indicação Geográfica às tortas de Carambeí, nos Campos Gerais, reforçando o posicionamento da gastronomia paranaense como atrativo turístico.

Presença integrada de destinos e empresas

A participação do Paraná na Fitur reúne 15 coexpositores ligados ao turismo estadual, entre instituições públicas e empresas privadas. Estão representados municípios, destinos turísticos, hotéis, operadoras e entidades de promoção, criando um ambiente favorável à interação com agentes e empresários estrangeiros.

Publicidade

Entre os coexpositores estão o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, a Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, o Curitiba Convention, além de operadoras, agências e redes hoteleiras.

“Estamos novamente participando da Fitur, com estande um pouco maior, na rua principal da feira, porque é uma ação muito importante para o Paraná. Temos ao nosso lado coexpositores, com representantes de Curitiba e Foz do Iguaçu, mostrando a sinergia que envolve o turismo do Estado”, destacou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

Para representantes do trade internacional, a presença do Paraná chama atenção pela diversidade de destinos. “Estou visitando a feira e o estande hoje, porque já estive no meeting com o Viaje Paraná no começo dessa semana, e achei muito importante conhecer mais desse destino. Locais como Curitiba, Foz do Iguaçu e todo esse Estado precisam ser conhecidos pelos nossos clientes”, afirmou Maggie de Magdala, agente da Global Travel.

Resultados e estratégia contínua

Esta é a terceira participação consecutiva do Viaje Paraná na Fitur e a segunda com estande próprio e coexpositores. Para o Estado, a presença no evento faz parte de uma estratégia contínua de internacionalização do turismo.

Na edição de 2025, a feira foi palco da ampliação do relacionamento com o Grupo Viajes El Corte Inglés, líder na venda de pacotes turísticos na Espanha. A parceria resultou na criação de pacotes com destino ao Paraná, ações promocionais em pontos estratégicos de Madrid e nos aeroportos de Barajas e El Prat, além da realização de famtours e capacitações para agentes de viagem espanhóis.

Como reflexo dessas ações, a Espanha saltou da décima para a terceira posição entre os maiores emissores de turistas estrangeiros ao Paraná entre julho e novembro do ano passado. O crescimento do interesse também se reflete no aumento do número de coexpositores no estande do Estado, que passou de oito em 2025 para 15 nesta edição.

Durante o primeiro dia da feira, a comitiva paranaense realizou reuniões com representantes de empresas e plataformas internacionais do setor, como Tourism Innovation Summit, Civitatis, Ávoris, Destinia e YuTravel, ampliando o diálogo com mercados estratégicos.

O Viaje Paraná segue em Madrid até o encerramento da Fitur, no domingo (25), promovendo destinos, realizando degustações e participando de encontros com profissionais do turismo global. A missão internacional teve início no dia 19, com o meeting “¡Esto Es Paraná!”, que impactou mais de 50 agentes de viagens europeus.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião