A influencer Nathália Rodrigues de Oliveira, conhecida como Nath Finanças, conduziu uma palestra nesta terça-feira (22) na Itaipu Binacional, voltada para jovens aprendizes, estagiários e trabalhadores terceirizados. O evento teve como objetivo desmistificar o mercado financeiro e enfatizar a importância da educação financeira na vida cotidiana.

Publicidade

A palestra faz parte do programa de Educação Financeira da Itaipu, que se compromete com o desenvolvimento sustentável das comunidades com as quais interage. O público da palestra incluiu terceirizados como motoristas, agentes de segurança, copeiros/as e pessoal de limpeza, além de estagiários(as) e participantes do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), que é o Jovem Aprendiz da binacional.

“O salário de um ou dois salários-mínimos pode ser a principal fonte de renda para muitas famílias. Por isso, a Itaipu tem uma responsabilidade significativa com essas pessoas. Queremos disseminar a educação financeira não apenas entre eles, mas também em suas casas, beneficiando suas famílias”, explicou Iggor Gomes Rocha, diretor administrativo da Itaipu.

Com uma abordagem clara e acessível, Nath Finanças discutiu a importância da educação financeira, independente do nível de renda. Entre os tópicos abordados, destacou a necessidade de administrar bem o dinheiro, diferenciar necessidades de desejos e cuidar da reputação financeira junto às entidades de proteção ao crédito, priorizando e negociando dívidas, se necessário.

Publicidade

Durante a palestra, foram oferecidos materiais complementares, como planilhas para controle de gastos e aplicativos de orçamento familiar. Nath também compartilhou uma metáfora sobre o crescimento das árvores no bosque da Itaipu, onde os empregados plantam ao completar 15 anos de serviço. “Assim como as árvores, se começarmos a nos organizar financeiramente agora e normalizarmos a conversa sobre dinheiro, podemos garantir um futuro mais tranquilo. A educação financeira é sobre isso: organizar-se com o que se tem para prosperar”, afirmou.

A palestra foi aberta por Andrea Medeiros, diretora-superintendente da Fundação Itaipu-BR de Previdência e Assistência Social (Fibra), que ressaltou a importância do planejamento para uma aposentadoria com qualidade de vida. “Embora muitos não possam ainda contratar um plano de previdência, o fundamental é entender a necessidade de se planejar para investir e garantir segurança no futuro”, disse.

Mariza Francisco Ribeiro, terceirizada de 60 anos que trabalha no Centro Executivo da Itaipu, contou que já se prepara para a aposentadoria e se sentiu inspirada pela palestra a economizar mais. “É possível guardar um pouco todos os dias”, declarou. “Fiquei feliz que a Itaipu convidou os terceirizados. Já fazia tempo que não acontecia algo assim.”

Rubens Fernando Borges, de 17 anos e participante do PIIT, também destacou a relevância do evento. Ele já havia estudado sobre o tema, mas sentiu que a palestra ajudou a “abrir a mente de muita gente” sobre investimentos. “Meu sonho é me aprofundar nesse assunto e, um dia, trabalhar com investimentos”, completou.

Publicidade

Fonte: Assessoria Itaipu

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Produtora de Conteúdo
Quando se trata de produzir conteúdo para o Portal 100fronteiras.com ela domina. Bacharel em Saúde Coletiva, atualmente ela cursa Letras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião