O Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel, único hotel localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, foi palco de uma celebração especial em homenagem ao Dia Internacional da Onça-Pintada – reconhecida como espécie-chave para a manutenção do equilíbrio ecológico da Mata Atlântica. Hoje, o parque abriga aproximadamente 23 onças-pintadas, reforçando seu papel como um dos últimos grandes refúgios da espécie no bioma.
O encontro reuniu representantes dos setores de conservação e turismo para um coquetel exclusivo que marcou o lançamento da nova identidade visual do Projeto Onças do Iguaçu, um passo significativo para o fortalecimento da preservação da espécie na região.
Durante o evento, o Hotel das Cataratas foi oficialmente reconhecido como Empresa Amiga da Onça, na categoria Onça-Pintada, destinada a organizações que realizam contribuições anuais superiores a R$ 100 mil. A certificação reforça o compromisso do hotel, construído ao longo de sua parceria iniciada em 2007, com a proteção ambiental e com o Projeto Onças do Iguaçu, responsável pelo monitoramento e conservação das onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu.


“Estar dentro do Parque Nacional do Iguaçu reforça nossa responsabilidade com a conservação. Apoiar o Projeto Onças do Iguaçu é uma prioridade para o hotel e parte do nosso compromisso diário com o meio ambiente. Receber o reconhecimento como Empresa Amiga da Onça confirma que estamos no caminho certo e demonstra que o turismo pode gerar resultados concretos para a preservação e para o desenvolvimento da região”, afirma Ulisses Marreiros, Area Managing Director da Belmond no Brasil.
As contribuições anuais possibilitam ações essenciais, como a aquisição de colares de monitoramento, o uso de armadilhas fotográficas, pesquisas de campo, iniciativas de educação ambiental e o fortalecimento das comunidades vizinhas ao parque. A mesma honraria também foi concedida às instituições parceiras, Urbia Cataratas, ICMBio, WWF-Brasil e Itaipu Binacional, reconhecidas ao lado do hotel por sua atuação essencial na preservação da espécie. A entrega das certificações integrou a programação oficial da noite e foi conduzida pela bióloga e coordenadora do projeto, Yara Barros, que reforça o propósito do trabalho ao afirmar: “Queremos cuidar das onças, mas também das pessoas que dividem essa terra com elas”.
A programação teve início com as boas-vindas de José Ulisses dos Santos, Chefe do Parque Nacional e representante do ICMBio, de Yara Barros, além do comitê executivo do Hotel das Cataratas. Em seguida, Giovanni Dametto, criador da nova marca e sócio da Ge de Gato, apresentou este novo capítulo do Projeto Onças do Iguaçu. Logo depois, aconteceu a entrega da certificação Empresa Amiga da Onça e a exibição da retrospectiva de 2025.
A atriz Cristiana Oliveira foi a apresentadora oficial do evento, conduzindo o público pelos destaques da noite e reforçando seu histórico engajamento com a causa da conservação da onça-pintada. A celebração contou também com uma performance de live painting do artista Igor Izzy, criador do projeto das “onças grafiteiras”, que produziu ao vivo uma obra inspirada nas onças do Iguaçu, unindo arte urbana e conservação ambiental.
O evento destaca ainda o impacto social das iniciativas de conservação com o lançamento do grupo Artesãs da Onça e a apresentação da parceria com a marca Nannacay, que dá origem à Jauará Clutch, peça produzida artesanalmente e inspirada no padrão da onça-pintada. A iniciativa fortalece o empreendedorismo feminino e gera uma alternativa de renda à qual as onças agregam valor a um produto. União de preservação da natureza, criatividade local e desenvolvimento social.


.gif)