Anúncio Publicitário.

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) fez o lançamento da edição atualizada e revisada do volume II do Manual de Navegação da Marinha (Navegação Astronômica e Derrotas), de autoria do Comandante Altineu Pires Miguens.

A ocasião contou com a presença de Neusa da Motta Miguens (viúva) e outros familiares do autor.

De acordo com o Centro de Comunicação Social da Marinha, a revisão do Manual manteve a estrutura da obra original com a preservação da integridade dos assuntos abordados nos seus 19 capítulos.

Nesta edição, foram atualizadas as boas práticas da navegação, inseridas as demonstrações do emprego da calculadora eletrônica “Tamaya Navigator” na solução de problemas de navegação astronômica e ortodrômica, além da substituição da maioria das figuras, em todos os capítulos, com o propósito de incrementar os métodos e equipamentos apresentados, bem como permitir uma melhor resolução gráfica.

Quem foi o Capitão de Mar e Guerra Miguens

O Capitão de Mar e Guerra Miguens, hidrógrafo dedicado, teve uma grande contribuição para o ensino da navegação no Brasil.

Autor da coletânea “Navegação: Ciência e Arte”, composta de três volumes, as obras englobam os principais estudos da navegação náutica e constituem a referência bibliográfica nas principais escolas marítimas e concursos do País.

A família do Comandante Miguens ainda teve a oportunidade ir ao Centro de Instrução e Adestramento Almirante Radler de Aquino conhecer o Simulador de Navegação “Comandante Altineu Pires Miguens” (nome dado em homenagem ao navegador).

Instalada neste ano, essa ferramenta permite capacitar equipes de navegação dos navios da Marinha e habilitar aquaviários, marcando mais um avanço no sistema de ensino da DHN.

Espaço Publicitário