Foz do Iguaçu vive uma semana de emoção e celebração com as Olimpíadas Especiais das APAEs do Paraná. Mais de 1,2 mil atletas com deficiência intelectual e múltipla participam da competição, que segue até sexta-feira (29), reunindo delegações de 30 municípios.
A cerimônia de abertura aconteceu na segunda-feira (25), no Ginásio Costa Cavalcanti, com cerca de 1,5 mil pessoas celebrando o início da jornada esportiva. Desde terça-feira (26), os atletas mostram talento e garra em 13 modalidades, como futebol 7, futsal, natação, atletismo, basquete, capoeira, ginástica e até xadrez.
O evento é promovido pela Federação das APAEs do Paraná (Feapaes) e pela APAE de Foz, com apoio do Governo do Estado e patrocínio da Audi do Brasil, por meio do programa Paraná Competitivo. O investimento total é de R$ 2,47 milhões, garantindo hospedagem, alimentação, kits esportivos, arbitragem e premiação aos participantes.
“As olimpíadas são exemplo de resiliência, perseverança e força de vontade. É o auge da política paradesportiva paranaense, hoje referência no Brasil, com mais de 3 mil atletas atendidos”, destacou o secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski.
Já o secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, reforçou o papel do esporte como instrumento de transformação: “O esporte é uma grande ferramenta de inclusão social, colaborando no desenvolvimento do público atendido pelas APAEs”.
Além de promover integração, as Olimpíadas em Foz também servem como preparação para a edição nacional do evento, que será realizada em dezembro, em Brasília.



.gif)