A pequena Matelândia, cidade no oeste do Paraná, a 70 quilômetros de Foz do Iguaçu, acaba de receber um novo atrativo para os amantes do ciclismo: o Circuito Sabiá, uma ciclorrota parte do programa Pedala Paraná, idealizado pelo governo estadual em parceria com a ACM – Associação dos Ciclistas de Matelândia.
O Circuito Sabiá foi inaugurado no dia 4 de fevereiro de 2024, com a participação de dezenas de ciclistas de Matelândia e de cidades vizinhas, como Cascavel, Céu Azul, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Serranópolis, Santa Helena, Três Barras do Paraná e até Ciudad Del Leste, no Paraguai.
O evento começou às 8h, com a concentração dos participantes em frente ao Parque de Exposições da cidade, onde foi realizada a cerimônia oficial de entrega da nova rota, que conta com placas e totens informativos para orientar os ciclistas.

Percurso de 27,2 quilômetros
O percurso tem um grau de dificuldade moderado, totalizando 27,2 km de distância com 545 metros de altitude. Durante o trajeto, os participantes puderam apreciar a riqueza natural da região, passando por pontos turísticos como cachoeiras, trilhas e mirantes.
O Circuito Sabiá é uma opção de lazer e de atividade física para todos os públicos, desde os iniciantes até os mais experientes. Além de proporcionar diversão e saúde, o projeto também visa fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico da região, atraindo visitantes e gerando renda para os pequenos empreendedores locais.
“Matelândia tem um chamado muito forte para o cicloturismo e também uma localização bastante atrativa. O objetivo é permitir que as pessoas conheçam a infraestrutura e pratiquem atividades físicas na região. Isso contribui com o desenvolvimento do turismo, atraindo recursos para o pequeno empreendedor”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer do município, João Carlos da Silva.
O Circuito Sabiá é uma das 20 ciclorrotas que serão implantadas no Paraná pelo programa Pedala Paraná, que tem como objetivo incentivar a prática do ciclismo e valorizar as belezas naturais e culturais do Estado.
Para saber mais sobre o Circuito Sabiá e o programa Pedala Paraná, acesse os sites Prefeitura Municipal de Matelândia e Pedala Paraná.











.gif)