Após um extenso treinamento com papiloscopistas de todas as regiões do Estado, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) já
Desenvolvidos por uma empresa da Turquia, os aparelhos possuem precisão 8K, garantindo imagens de altíssima resolução. O processo de compra foi realizado pela Secretaria da Segurança Pública, e os equipamentos foram entregues à Polícia Civil em dezembro de 2024 pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior , d
Ao todo, são 27 novos aparelhos , d
Entre os equipamentos adquiridos, estão 13 tablets 8K com sistema multiespectral para captura de chuva digital em cenas de crimes. Esses dispositivos permitem visualizar faixas invisíveis a olho nu. Outros cinco aparelhos Contactless Lite geram imagens de calor digitais sem necessidade de contato físico direto, sendo particularmente úteis em superfícies reflexivas. Os novos CSI Pro permanecem funcionando como smartphones robustos, com câmeras de alta resolução capazes de gerar imagens nítidas e enviá-las diretamente via internet.
Avanço Tecnológico na Perícia Criminal
O papiloscopista Danilo Lemos Pereira destacou que esses novos equipamentos representam um grande avanço, em comparação ao modelo anterior, que aprimora o uso de pós-químicos específicos para cada superfície. “Agora, as receitas digitais podem ser reveladas mais rapidamente e diretamente integradas ao nosso sistema, o que agiliza a comparação com outras amostras e mantém as provas melhores preservadas”, explicou Pereira.
O secretário da Segurança Pública , Hudson Leôncio Teixeira , afirmou que essa tecnologia traz um aumento significativo nas taxas de resolução de crimes no Paraná. “Com esses novos recursos, garantimos mais rapidez e precisão na solução dos casos. O Governo do Paraná reafirma seu compromisso com a modernização das forças de segurança e com a entrega de um serviço de excelência à população”, afirmou Teixeira.
Para o delegado-geral da PCPR , Silvio Jacob Rockembach , os novos equipamentos reforçam o compromisso da Polícia Civil com a qualidade investigativa. Com um índice de resolução de crimes superior a 70% , o Paraná já é referência nacional, muito acima da média nacional de 30% .
Fonte:Assessoria Governo do Paraná



.gif)