O documentário paranaense “O Bicudinho-do-brejo”, dirigido por Gabriel Marchi, tem se destacado em importantes festivais de cinema de natureza. O filme foi campeão na categoria “Best Social Media Film” no Frome International Climate Film Festival, na Inglaterra, e foi selecionado para dois outros festivais europeus. A obra destaca a Mata Atlântica do Paraná e a importância da conservação do bicudinho-do-brejo (Formicivora acustirostris), uma espécie ameaçada de extinção.

No festival inglês, o documentário superou mais de 800 concorrentes de 47 países. Além disso, foi finalista na categoria “NewCommer” do XII VAASA Wildlife Film Festival, na Finlândia, onde foram selecionados 200 filmes de 87 países entre 727 inscritos.

Gabriel Marchi explica que o filme, originalmente parte da 3ª temporada da websérie “Histórias da Grande Reserva Mata Atlântica”, é uma homenagem ao amor pela espécie e pela região de Guaratuba, no litoral paranaense. Ele destaca o trabalho dos pesquisadores do Projeto Bicudinho-do-brejo, que enfrentam desafios como as cheias que ameaçam os ninhos dos pássaros.

Marchi também ressalta a importância das premiações para chamar a atenção para os efeitos das mudanças climáticas. Ele observa que o aumento das chuvas tem alagado os ninhos, colocando a sobrevivência da espécie em risco e servindo como um alerta para os impactos ambientais futuros.

Publicidade

Ricardo Borges, coordenador da Grande Reserva Mata Atlântica, afirma que o documentário aumenta a visibilidade do Brasil e reforça o potencial do país na luta contra as mudanças climáticas. “O filme celebra iniciativas e soluções para a conservação da Mata Atlântica, mostrando o bioma como um recurso vital para o desenvolvimento sustentável e para a mitigação das mudanças climáticas”.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Produtora de Conteúdo
Quando se trata de produzir conteúdo para o Portal 100fronteiras.com ela domina. Bacharel em Saúde Coletiva, atualmente ela cursa Letras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião