O Ministério da Educação (MEC) confirmou o início das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 a partir do dia 19 de janeiro. Os interessados terão até o dia 23 do mesmo mês para se candidatar às vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
Com participação recorde de 136 instituições — entre universidades, institutos e centros federais — o Sisu 2026 ofertará 274.800 vagas distribuídas em 7.388 cursos.
Uma das principais novidades deste ano é a ampliação do critério de seleção: os candidatos poderão utilizar a nota mais alta entre as três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos de 2023, 2024 ou 2025. Isso poderá beneficiar estudantes que fizeram o exame em mais de uma edição e desejam usar o melhor desempenho para aumentar suas chances.
Somente poderão se inscrever candidatos que tenham obtido nota acima de zero na redação e não tenham se inscrito como treineiros — ou seja, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio.
Além da ampla concorrência, o sistema permitirá que os candidatos optem por modalidades de cotas previstas na legislação e ações afirmativas específicas das instituições, desde que preencham o cadastro socioeconômico exigido.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro, com matrícula iniciando a partir de 2 de fevereiro. Aqueles que não forem selecionados nessa etapa poderão manifestar interesse na lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
O MEC destacou que, após a classificação geral, será observada a proporção de estudantes de escolas públicas, com deficiência, de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e quilombolas para o preenchimento das vagas reservadas.
Cronograma do Sisu 2026
- Inscrições: 19 a 23 de janeiro
- Chamada regular: 29 de janeiro
- Matrícula nas instituições: a partir de 2 de fevereiro
- Lista de espera: manifestação de interesse de 29 de janeiro a 2 de fevereiro



.gif)