O Projeto HackaTruck MakerSpace, laboratório móvel de capacitação em Tecnologia da Informação, está estacionado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) até 22 de março. Voltado para alunos de graduação do IFPR, UNILA e UNIOESTE, o curso aborda o desenvolvimento iOS para aplicativos móveis conectados à Internet das Coisas (IoT).

O caminhão tecnológico, que funciona como sala de aula itinerante, capacita 28 estudantes por período. O foco é desenvolver a capacidade criativa, senso crítico e visão empreendedora, com ênfase em serviços cognitivos em nuvem. As atividades incluem aulas presenciais em Programação Swift, Práticas de Cloud Services, Serviços Cognitivos e IoT, totalizando 100 horas.

Seleção

Para participar, os estudantes das instituições parceiras passam por um curso de ensino à distância disponível no site do projeto. Os melhores pontuados têm a oportunidade de participar das aulas presenciais no HackaTruck, recebendo um certificado de participação ao concluir o curso EAD.

O HackaTruck MakerSpace, em operação desde 2015, já visitou 83 instituições de ensino superior, capacitando 12.049 alunos no curso à distância e 3.179 participantes em laboratórios móveis e atividades remotas. Ao todo, foram criados 640 protótipos de aplicativos.

Publicidade

A iniciativa, apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é executada pelo Instituto de Pesquisas Eldorado e tem parceria tecnológica com Cisco, Flex, IBM e colaboração com a Apple. O projeto conta com apoio de empresas como Bosch Rexroth, Dremel, Epson, IBM SkillsBuild, Mercedes, Norion, Sethi 3D e Truckvan.

Em 2024, o HackaTruck percorrerá diferentes estados do Brasil, passando por instituições como SENAC-SC, UNOCHAPECÓ, UFES e UNIFACISA, continuando a disseminar conhecimento e incentivar a inovação no cenário tecnológico nacional. (Com PTI)

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião