Alunos do Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora, de Curitiba, conquistaram o primeiro lugar na 9ª edição do Concurso Estadual de Vídeos Contra as Drogas com a produção “Pod que não Pode”. O curta-metragem de um minuto alerta para os perigos dos cigarros eletrônicos entre adolescentes.

O concurso, promovido pelo Centro Estadual de Políticas Sobre Drogas (CEPSD) em parceria com a Secretaria da Educação do Paraná (Seed), reuniu produções de escolas públicas e privadas de todo o Estado. Os vídeos vencedores integram a campanha “Junho Paraná Sem Drogas” e serão exibidos em sessões de cinema.

Gravado no pátio da própria escola com celular e câmera caseira, o vídeo mostra um novo colega oferecendo o “pod” (termo popular para o cigarro eletrônico) a um grupo de jovens. Eles recusam. A narrativa objetiva e criativa conquistou os jurados e rendeu destaque à escola.

“A gente queria algo que chamasse a atenção e falasse diretamente com os jovens, mas que também alcançasse os adultos”, explica Vitor Freitas, um dos estudantes envolvidos na produção.

Publicidade

O projeto surgiu após uma palestra realizada por técnicos da Secretaria da Segurança Pública (Sesp). Inspirados pela fala do agente José Augusto Soavinski, os alunos foram incentivados pela professora Joseane Machniewicz Canha a participar do concurso.

A orientação do vídeo ficou por conta da professora Evelyn Guimarães Pedroso, que também acompanhou a edição do material. “Eles se colocaram como protagonistas e perceberam que são capazes de conquistar o que querem. Isso foi muito motivador”, celebra a educadora.

O secretário de Educação, Roni Miranda, reforçou a importância da iniciativa: “Trabalhar a prevenção às drogas no ambiente escolar é investir em saúde, em educação e no futuro dos nossos jovens”.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião