Três unidades da rede estadual de educação em Foz do Iguaçu estão prestes a oferecer uma oportunidade única para estudantes do ensino médio. A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Paraná), formalizada em dezembro de 2023, trará 13 novas qualificações, incluindo cursos técnicos gratuitos.
Os cursos serão ministrados nos colégios estaduais Cataratas, Flávio Warken e Paganoto, localizados nas ruas Henrique Bernadelli, Sapucai e Gáspar, respectivamente. Cada unidade disponibilizará 35 vagas para o curso técnico de Eletromecânica, com uma duração de três anos, alinhada ao período do ensino médio.

Capacitação
A Eletromecânica integra instrumentação, controle de processos industriais, eletrônica e mecânica industrial. Os estudantes serão capacitados para atuar no setor produtivo, realizar manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, seguindo normas técnicas e de segurança. As aulas teóricas ocorrerão no mesmo turno das aulas regulares, integrando a formação geral básica, dentro da carga horária da rede estadual.
Os interessados devem verificar se suas escolas estão incluídas na parceria e consultar os procedimentos para ingresso junto à direção. O convênio, que abrange diversas áreas, como produção de alimentos, automação industrial, biotecnologia, edificações, eletromecânica, eletrotécnica, manutenção automotiva, entre outras, proporcionará certificação profissional juntamente com a conclusão do ensino médio.
Aulas práticas
As aulas práticas serão realizadas nos laboratórios do Senai, enquanto as teóricas ocorrerão nas escolas da rede estadual. O transporte gratuito para os estudantes será fornecido pela instituição. Com 2.500 vagas disponíveis, as matrículas já estão abertas e vão até 31 de janeiro nas escolas estaduais participantes no Paraná. O programa, que também será implementado em diversas cidades do estado, prevê a formatura de 66 turmas a partir de fevereiro de 2024. “Essa parceria representa uma extensão e ampliação significativas das ofertas pelo Governo do Estado de ensino profissionalizante”, destaca o secretário da Educação, Roni Miranda. Professores da rede estadual serão responsáveis pela formação geral básica e pela parte teórica dos cursos técnicos, enquanto o Senai Paraná contribuirá com laboratórios especializados, materiais específicos e alimentação para os estudantes, totalizando 3 mil horas/aula de formação.


.gif)