O programa Nota Paraná tem contribuído para essa mudança de hábito ao oferecer créditos e prêmios aos consumidores que registram seu CPF nas notas fiscais de compras realizadas em estabelecimentos do Estado. Os créditos podem ser usados para abatimento no IPVA ou transferidos em dinheiro para a conta dos titulares. No primeiro semestre de 2024, o Nota Paraná devolveu R$ 160,7 milhões em créditos de ICMS aos consumidores.

Desde julho, o Governo do Estado implementou mudanças nas regras de premiação do programa, aumentando a distribuição dos valores sorteados entre mais ganhadores. Atualmente, o programa conta com mais de 5,2 milhões de cadastros ativos, um aumento de 10% em relação aos 4,7 milhões de cadastros registrados no ano passado.

A adesão de microempreendedores individuais (MEIs) ao formato de emissão de documentos fiscais eletrônicos também contribuiu para o aumento das emissões.

Aumento na Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e)

Publicidade

Além das NFC-e, também houve um aumento significativo na emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), que documentam as operações comerciais entre empresas. Entre janeiro e junho de 2024, foram emitidos 186,1 milhões de NF-e, um crescimento de 15,6% em comparação com as 161 milhões de notas emitidas no mesmo período de 2023.

A NF-e é utilizada em transações envolvendo pessoas jurídicas, incluindo compra e venda, devolução de mercadorias, transferências e exportações. “A nota fiscal eletrônica tem revolucionado a forma como as empresas registram suas operações comerciais”, destaca Tanaka. “Ela proporciona maior segurança e transparência nas transações, reduzindo a ocorrência de fraudes e sonegação fiscal.”

Fonte:Assessoria

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Produtora de Conteúdo
Quando se trata de produzir conteúdo para o Portal 100fronteiras.com ela domina. Bacharel em Saúde Coletiva, atualmente ela cursa Letras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião