A isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas, motonetas e ciclomotores de até 170 cilindradas tem sido um alívio não só financeiro, mas também um avanço na qualidade de vida dos motociclistas paranaenses, especialmente para aqueles que utilizam a moto como principal fonte de renda.

Publicidade

Com a ampliação do benefício, que antes se limitava a motos de até 125cc com mais de 10 anos de idade, os entregadores, como Victor Emanuel, de 24 anos, puderam reorganizar suas finanças, como no caso dele, que antecipou o pagamento do financiamento da moto. “Esse alívio financeiro chegou na hora certa, e me ajudou a planejar melhor o mês”, contou.

Outros, como Junior Mendes, de 21 anos, que já tinha o veículo quitado, aproveitaram o benefício para investir em lazer, como uma viagem com a família. “Sem o pagamento do IPVA, consegui usar esse valor para momentos de descanso e outros gastos importantes”, disse.

Em 2025, 770.196 motocicletas, motonetas e ciclomotores em todo o Paraná serão beneficiadas pela isenção, de acordo com a Receita Estadual. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a medida tem como objetivo apoiar especialmente os entregadores, profissionais que geram emprego e renda para o estado.

Publicidade

Para o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a isenção também fortalece a economia do Paraná ao manter a renda nas mãos dos cidadãos. “Além de melhorar a qualidade de vida, essa ação contribui para movimentar a economia local”, ressaltou.

Segurança no Trânsito: A isenção também tem um impacto positivo na segurança no trânsito. Cacá Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Condutores de Veículos, Motonetas, Motocicletas e Similares de Curitiba e Região Metropolitana (Sintramotos), explicou que muitos motociclistas utilizaram a verba economizada para realizar manutenções essenciais nos veículos, como a troca de pneus e peças do sistema de transmissão. Isso não só garante mais segurança para os trabalhadores, mas também para a população em geral.

Com a medida, os entregadores têm investido no cuidado das motos, o que é essencial para quem passa longas horas nas estradas. “A isenção do IPVA para essas motos proporciona não só qualidade de vida, mas também segurança tanto para o trabalhador quanto para a comunidade”, concluiu Cacá.

Fonte:Aen Pr

Publicidade
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião