Os sistemas de água e esgoto de Foz do Iguaçu obtiveram aprovação na auditoria externa da Certificação ISO 14.001:2015, realizada nesta quinta-feira (28). A auditoria externa da QMS Certification confirmou que o sistema continua em conformidade com a norma ambiental.
Durante os últimos três dias, o auditor Neimar Ricardo Silva avaliou os processos de abastecimento de água, tratamento de esgoto, atividades administrativas e comerciais, constatando que os serviços prestados pela Sanepar estão alinhados com os requisitos da norma ISO 14.001:2015.
Segundo o auditor, os resultados foram altamente positivos, sem a identificação de qualquer não-conformidade no Sistema de Gestão Ambiental.
Silva ressaltou a sinergia entre tecnologia e gestão ambiental, citando como exemplo o Centro de Controle Operacional da Sanepar, e destacou o engajamento das equipes como um dos pontos fortes. Ele também enfatizou que, após 25 anos de certificação, a cultura de sustentabilidade está firmemente incorporada na empresa. “Isso evidencia a preocupação contínua da Companhia com práticas sustentáveis e princípios ambientais”, afirmou.
A gerente-geral da Sanepar, Rita Camana, considerou o resultado da auditoria como um reflexo do empenho diário dos colaboradores, o que demonstra uma sólida cultura voltada para a excelência ambiental. “As equipes da Sanepar são fundamentais para a manutenção do Sistema de Gestão Ambiental em Foz do Iguaçu, e ao longo destes 25 anos, conquistaram maturidade e compromisso com a sustentabilidade”, afirmou.
Implantado em 1999, o sistema passa por auditorias externas anuais para assegurar que as práticas da empresa atendem à legislação ambiental e à norma ABNT NBR ISO 14.001.
A certificação abrange todas as unidades operacionais e administrativas da Sanepar em Foz do Iguaçu, sendo descrita como um processo contínuo, desde a captação e tratamento da água até a coleta, tratamento e disposição final do esgoto nos corpos hídricos.




.gif)