A residência artística internacional e intercultural Pos/Antropo/Scena está com inscrições abertas. Este projeto piloto de cooperação é uma colaboração entre a New York University (NYU) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), através do coletivo de artistas Poéticas do ENTRE. A residência, que ocorrerá de 8 a 19 de julho no Parque Nacional do Iguaçu, terá um enfoque em performances não antropocêntricas, explorando a interação entre arte e natureza.
O programa será conduzido pelo professor Sebastián Calderón, da NYU, e pelas professoras Fernanda Vivanco e Luciana Maltez, da Universidad Nacional de Córdoba e do Grupo Interdisciplinar de Teatro “Les Yuyeres”. As atividades serão realizadas principalmente em espanhol, com facilitação para participantes que falam português.
Durante a residência, os participantes explorarão diversas linguagens artísticas em interação com o ambiente natural, utilizando a escuta como princípio norteador. Entre os temas abordados estão:
- Teorias do antropoceno
- Saberes dos povos originários
- Práticas corporais da performance
- Teatro fórum
- Viewpoints
Este projeto é resultado da parceria entre Poéticas do ENTRE, New York University, Grupo Interdisciplinar de Teatro “Les Yuyeres”, ICMBio e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana. A residência visa fomentar o intercâmbio cultural e artístico, promovendo um espaço de reflexão e criação focado na relação harmoniosa entre arte e meio ambiente.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o link disponível na bio do Instagram @poeticasdoentre. As vagas são limitadas e os participantes serão selecionados previamente. Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais do coletivo ou através do e-mail [email protected].
Poéticas do ENTRE: Um Coletivo Artístico Multidisciplinar
O Poéticas do ENTRE é um coletivo de artistas multidisciplinares do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, México e Venezuela. O grupo é sediado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e é coordenado pelos artistas e professores Angi Lazzareti e Fabio Salvatti.
O coletivo se dedica a estudos e práticas corporais, explorando o conceito de “entre” como um campo de saber e utilizando a escuta como princípio artístico. As investigações do grupo abrangem fluxos entre culturas e memórias, presença e ausência, e entre escuta e afeto. Para o Poéticas do ENTRE, escutar os corpos é essencial para entender o “entre”.
Desde sua formação em 2020, o coletivo realizou diversas criações artísticas e processos investigativos, que são compartilhados através de suas redes. Suas obras e práticas visam a integração de diversas culturas e memórias, buscando novas formas de expressão e entendimento artístico.
Informações
- Datas: 8 a 19 de julho
- Horário: das 14h às 18h
- Local: Parque Nacional do Iguaçu
- Inscrições: Pelo link na bio do Instagram @poeticasdoentre
- Custo: Atividade gratuita com emissão de certificados
- Vagas: Limitadas mediante seleção prévia
(Com Assessoria)











.gif)