No dia 3 de fevereiro de 2025, a deputada Flávia Francischini (União) fez história ao ser eleita para a 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa do Paraná, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo na Mesa Executiva da Casa. Em uma cerimônia que marcou o início do biênio 2025-2027, Flávia destacou a importância do espaço da mulher na política, afirmando: “É uma honra representar todas nós, mulheres, em uma posição tão importante. Precisamos cada vez mais valorizar o lugar da mulher na política, onde ela escolher estar.”
A partir de agora, Flávia Francischini será responsável por substituir o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), sempre que ele estiver ausente ou impedido de presidir as sessões. Em sua fala, a deputada garantiu que seu gabinete está aberto para todos os parlamentares e que estará sempre disponível para ouvir e apoiar, especialmente em causas como a do autismo, uma de suas bandeiras.
Advogada e em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, Flávia é conhecida por sua atuação em defesa das pessoas com deficiência e, principalmente, pela inclusão de pessoas com autismo. Foi eleita para o cargo na Mesa Executiva por meio da chapa “Fortalecimento e União do Poder Legislativo”, que elegeu Alexandre Curi para a presidência. Com essa eleição, o Parlamento estadual fortalece a participação feminina, com Flávia Francischini integrando a maior bancada feminina da história da Casa, composta por 10 deputadas.
A trajetória política de Flávia começou como vereadora em Curitiba, onde se destacou pela defesa das pessoas com deficiência e das famílias atípicas. Sua experiência pessoal como mãe de um filho autista a motivou a buscar mais recursos, direitos e qualidade de vida para as pessoas no espectro autista, sempre defendendo políticas públicas inclusivas.
Além disso, durante seu primeiro mandato na Assembleia, Flávia tem se dedicado às comissões de Direitos da Criança, Adolescente e Pessoa com Deficiência e Constituição e Justiça, além de atuar fortemente em temas como segurança pública, geração de renda, e melhorias na ação social.
A 1ª vice-presidência tem atribuições importantes, como a direção dos trabalhos legislativos e a administração da Assembleia, sendo que Flávia Francischini substituirá o presidente sempre que necessário, conforme definido no Regimento Interno da Assembleia.
O biênio 2025-2027 terá a Mesa Executiva composta, além de Flávia Francischini como 1ª vice-presidente, por Delegado Jacovós (PL) como 2º vice-presidente e Moacyr Fadel (PSD) como 3º vice-presidente, além de outros deputados nas secretarias. A eleição da Mesa seguiu o processo regimental e contou com a participação ativa dos parlamentares.
Fonte:Alep- Assembléia Legislativa do Paraná



.gif)