O Instituto 100fronteiras, uma das principais instituições de comunicação e integração da Tríplice Fronteira, teve sua candidatura homologada nesta quinta-feira (24) para concorrer a uma vaga no Conselho Universitário (CONSUN) da UNILA. A instituição foi uma das quatro candidaturas deferidas, entre sete inscrições recebidas, para representar entidades públicas e privadas de Foz do Iguaçu no órgão deliberativo da universidade.
Com a homologação, Carlos Alberto Grellmann, como titular, e Denys Alex Fretes Grellmann, como suplente, estão indicados para representar o Instituto 100fronteiras no CONSUN, caso a candidatura seja aprovada em uma votação que ocorrerá em breve. Se confirmados, os representantes terão um mandato de um ano, participando de reuniões mensais que abrangem estudos, debates e votações sobre pautas acadêmicas, administrativas e outras áreas estratégicas da universidade.

O Instituto 100fronteiras se destaca pela sua forte atuação na promoção da integração entre os países da Tríplice Fronteira, por meio de suas ações voltadas para a cultura, o turismo e o desenvolvimento social. A candidatura ao CONSUN reforça o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento acadêmico e cultural da região, além de fortalecer a sua presença em discussões estratégicas para a cidade.
Além do Instituto 100fronteiras, outras entidades que tiveram suas candidaturas homologadas são a AMIRF (Associação dos Migrantes, Indígenas e Refugiados de Foz do Iguaçu), o ICMBIO/PARNA Iguaçu (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Parque Nacional do Iguaçu) e o COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Foz do Iguaçu). A interposição de recursos pode ser feita até o fim do dia (24), e as regras e prazos estão detalhados no edital CONSUN 01/2024.
O CONSUN é o órgão máximo da UNILA, responsável pela normatização, deliberação e planejamento acadêmico, administrativo e financeiro da universidade. A participação de representantes da comunidade externa visa fortalecer a integração entre a universidade e a sociedade local, contribuindo para o desenvolvimento da região.
Com a homologação da candidatura, o Instituto 100fronteiras reafirma seu papel de liderança e sua dedicação à promoção de debates que transcendem as fronteiras geográficas, assim como faz com seu trabalho diário na região trinacional.




.gif)