O advogado e cientista político Alexandre Andreatta, natural de Pato Branco (PR) e formado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), foi nomeado diretor da Assessoria de Articulação Parlamentar (ARP) do Supremo Tribunal Federal (STF). A posse ocorreu na terça-feira, 30 de abril, em Brasília, e a nomeação foi feita pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin.

Com passagens marcantes pelo cenário político da América Latina, Andreatta assume uma das posições mais estratégicas da Suprema Corte: a ponte institucional entre o STF e o Congresso Nacional. Sua missão será acompanhar de perto a agenda legislativa e garantir que os interesses do Judiciário tenham voz nas discussões parlamentares.

A ARP é responsável por zelar pelo diálogo entre os Poderes, papel que ganha ainda mais relevância sob a gestão de Fachin, que afirmou em seu discurso de posse: “ao Direito cabe o que é do Direito e à política o que é da política”, reafirmando o compromisso com a independência institucional.

Na manhã desta terça-feira (30), Andreatta participou da primeira agenda do Ministro, recebendo Eladio Loizaga, Presidente do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul.

Ex-aluno da primeira turma da Unila, onde concluiu graduação e mestrado em Relações Internacionais, Andreatta é também graduado em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília — instituição onde hoje leciona. Ele também já participou do quadro “Papo Sério” da revista 100fronteiras, compartilhando suas experiências com a comunidade da Tríplice Fronteira.

Publicidade

Sua trajetória internacional inclui oito anos como diretor do Observatório da Democracia no Parlamento do Mercosul (Parlasul), com base em Montevidéu, onde trabalhou diretamente com o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), além de atuar no acompanhamento de eleições e práticas democráticas na região.

Na sua primeira agenda oficial no STF, Andreatta acompanhou o ministro Fachin em reunião com Eladio Loizaga, presidente do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul.

Também passa a compor a equipe da ARP o jornalista Paulino Motter, indicado por Andreatta. Motter foi pró-reitor da Unila na fase de implantação da universidade e traz consigo um histórico de atuação em Itaipu Binacional e sólida formação acadêmica.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

A redação do EdiCase em parceria com o 100fronteiras.com tem como objetivo levar até você a maior diversidade de assuntos. Assim, você tem diariamente conteúdos novos sobre saúde, beleza, culinária, educação, empreendedorismo, astrologia, cultura, entretenimento e muitos outros temas. A nossa missão é tornar o seu dia a dia mais prático, saboroso e divertido.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião