O passaporte brasileiro ocupa a 11ª posição no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo de acordo com o Passport Index 2024, elaborado anualmente pela Arton Capital, uma consultoria especializada em cidadania e segunda residência. O Brasil tem ganhado destaque nesse índice, especialmente após o Japão deixar de exigir visto para viagens turísticas de até 90 dias. Com isso, os cidadãos brasileiros agora têm a possibilidade de visitar 166 países sem a necessidade de visto prévio, o que coloca o passaporte brasileiro como o mais forte da América Latina.

Para que o passaporte brasileiro alcance o top 10 do ranking global, seria necessário que mais quatro países retirassem a exigência de visto prévio, permitindo ao Brasil compartilhar a décima posição com Mônaco e Malásia. Atualmente, 32 países ainda exigem visto para cidadãos brasileiros, incluindo potências como Estados Unidos, Canadá, México, China e Austrália, além de nações de difícil acesso como a Rússia.

O ranking global é liderado pelos Emirados Árabes Unidos, com acesso livre a 180 países, seguidos de Espanha com 179, e outros países europeus, como Alemanha, Áustria e França, que estão entre os primeiros com 178 países livres de visto. O passaporte mais restrito, por outro lado, é o da Síria, que oferece acesso a apenas 40 países, com 158 nações exigindo visto prévio.

Ranking dos Passaportes Mais Poderosos do Mundo (2024)

  1. Emirados Árabes Unidos – 180 países
  2. Espanha – 179 países
  3. Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Noruega e Suíça – 178 países
  4. Suécia, Polônia e Hungria – 177 países
  5. República Tcheca, Coreia do Sul, Estônia, Croácia e Eslováquia – 176 países
  6. Japão, Eslovênia, Letônia, Nova Zelândia e Liechtenstein – 175 países
  7. Cingapura, Malta, Reino Unido, Canadá, Lituânia, Romênia, Bulgária e Austrália – 174 países
  8. Estados Unidos e Islândia – 173 países
  9. Chipre – 172 países
  10. Malásia e Mônaco – 170 países
  11. Brasil – 166 países

Portanto, o Brasil se destaca na América Latina e ocupa uma posição de prestígio global, mas ainda há um caminho a percorrer para alcançar os primeiros lugares do ranking de passaportes mais poderosos.

Publicidade
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Produtora de Conteúdo
Quando se trata de produzir conteúdo para o Portal 100fronteiras.com ela domina. Bacharel em Saúde Coletiva, atualmente ela cursa Letras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião