O evento Vila Encantada de Natal, organizado pela Itaipu Binacional no Gramadão da Vila A, chegou ao fim no último domingo (5), com muitos elogios de quem participou do show de luzes, assistiu às apresentações musicais ou aproveitou as cinco oficinas gratuitas de arte realizadas ao longo do mês de dezembro. Estima-se que mais de 7 mil crianças tenham participado das atividades.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou que o evento proporcionou um ambiente seguro e acolhedor para toda a família, que, neste ano, teve a oportunidade de ir além da simples apreciação da decoração. “O Natal do Gramadão foi um grande sucesso, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da arte e da cultura para todos na região”, afirmou.
Hérica Medeiros da Silva de Sá levou suas quatro filhas ao Gramadão quase todos os dias. “Aqui, elas se sentiram muito bem acolhidas, especialmente pelas atendentes”, disse. Para o próximo ano, as meninas já sabem o que querem reviver: “O show de luzes da abertura. Foi simplesmente espetacular”, contaram com entusiasmo.
A programação interativa também conquistou o público. Juliane da Motta, por exemplo, voltou à festa três vezes e atribui isso às atividades com os personagens da Vila Encantada, que incluíam contação de histórias com a Mamãe Noel, pintura de enfeites de Natal com a Senhora Árvore, produção de instrumentos musicais com o Maestro Capivara e a Onça Maestrina, pintura de ecobags do Natalino e jardinagem com a Fada Atlântica. “Meu filho até pegou uma plantinha para plantar na chácara do vovô”, contou Juliane. O Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) doou 1.500 mudas, entre árvores frutíferas e ipês, para os participantes das oficinas.
Uma das novidades que mais encantaram as crianças foi a fanfarra, que se apresentou ao final das tardes. Composta por uma banda de sopro e percussão, artistas de perna de pau, fadas e duendes, a fanfarra era comandada pelo personagem João Pé-de-Feijão, o engenheiro barrageiro. Ele liderava o desfile de pais e filhos até o centro da Vila Encantada, onde acontecia o acender das luzes e das árvores.
Outro destaque foi a participação do artista circense Pipo Garcia, que, após trabalhar em edições anteriores do evento, voltou para aproveitar o Natal com a família. “Adoro cruzar a fronteira para apreciar a arte e a cultura. A segurança e a organização estão impecáveis”, disse ele.
As atrações musicais de 2025, diferente dos anos anteriores, deram destaque aos talentos locais, o que também foi bem recebido pelo público. O show de encerramento foi do trio Comadre Sebastiana, que animou a noite de domingo com um repertório de clássicos do forró, encerrando mais uma edição do Natal da Itaipu.
Na segunda-feira (6), a equipe técnica iniciou a desmontagem da decoração, e, por isso, os pais e responsáveis devem redobrar a atenção ao levar crianças para brincar no Gramadão da Vila A.









.gif)