Publicidade

O fundador do bloco foi Clóvis Quadros, que reuniu amigos no Carnaval da Saudade em 2011/2012. No Carnaval de 2013 resolveu transformar o grupo de vinte amigos em um bloco formalizado perante a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Foi incluído na programação como a “concentração” com músicas antes da abertura do Carnaval da Saudade. Apesar das atividades carnavalescas iniciarem em 2013, a constituição da personalidade jurídica só ocorreu em 06 de junho de 2019, sendo o primeiro bloco de carnaval de Foz do Iguaçu a se inscrever no CNPJ. https://www.itaipu.gov.py/sala-de-imprensa/noticia/e-carnaval-caia-na-folia-e-curta-os-destinos-turisticos-da-triplice-frontei O nome “Papai Urso” surgiu de um apelido do fundador, pois era acostumado a cuidar de amigos em festas e folias, como um “pai”. O propósito era que o bloco tivesse um nome amistoso, que fosse conectado com o Carnaval da Saudade, cujo público era essencialmente de crianças e idosos. Clóvis Quadros, o fundador do Bloco responde as principais dúvidas sobre o bloco e as atividades realizadas.

1) Como surgiu o Bloco?
O Bloco do Papai Urso foi fundado no Carnaval de 2013 no Carnaval da Saudade. Era um pequeno grupo de amigos que se reunia para curtir o Carnaval, mas resolveram criar uma identidade que fosse amistosa e ligada ao tema infantil da época.

2) Onde fica?
O Papai Urso ainda não tem uma sede social (estamos batalhando pra isso acontecer em breve), mas quem desejar conhecer melhor o Bloco e seus integrantes podem acompanhar por redes socais ou nos ensaios da Bateria quinzenais que ocorrem no Éden Steak House (Vila Yolanda).

3) Quais atividades nele?
Durante o ano realizamos os ensaios de Bateria e nos apresentamos em eventos culturais. Realizamos algumas confraternizações, porém as grandes atividades ocorrem no época de Carnaval, com a Feijoada dos Ursos, Carnaval da Brasil, Carnafalls e outros eventos.

Publicidade

4) Qualquer pessoa pode participar?
Sim, as atividades são abertas para todos, contudo menores devem ser acompanhados pelos responsáveis.

5) Quais os planos para o Carnaval 2025?

15/fev – VII Feijoada dos Ursos (Associação dos Guardas Municipais)

01/mar – Folyoland 1° matinê infatil que será na Vila Yolanda, com concurso fantasia infatil, banda de marchinhas e outras atrações para crianças e famílias (entrada franca).

Publicidade

03/mar – III Carnaval da Brasil (Av Brasil quadra da Calce Pague). Carnaval de rua com sete atrações da cultura popular (Afoxé, Maracarus e Baterias). Entrada franca.

Carnafalls – participação com camarote no Carnaval da JK organizado pela Fundação Cultural. O homenageado do ano será o Walmor Maciel, que foi Rei Momo dos carnavais de Foz por mais de 20 anos.

Projeto Foz Fazendo Samba – o Bloco abrirá 3 turmas de aula semanais de bateria em escolas estaduais, com uma Kombi itinerante que levará os instrumentos e o professor.

CMPC – participação ativa no Conselho Municipal de Políticas Culturais, onde o Bloco possui cadeira como conselheiro.

União do Carnaval d3 Foz do Iguaçu – junto com outras entidades carnavalescas, busca fundar um ONG pra representar esta categoria junto ao poder público e demais setores.

Toca dos Ursos – Buscamos obter um imóvel para ser a sede social do Bloco, contudo ainda dependemos de Declaração de Utilidade Pública Municipal, com o propósito de ser reconhecido pelo Ministério da Cultura como mais um Ponto de Cultura em Foz. Uma sede social permitirá realizar mais projetos culturais à comunidade.

Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.
Anúncio Publicitário.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião